Ipatinga anuncia novas ações preventivas para o período chuvoso

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Sescon (Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã), informa que dará início na próxima segunda-feira (7) a novas ações preventivas relativas ao período chuvoso que se inicia neste final de ano.

Os trabalhos envolvem campanhas de conscientização e intervenções de equipes técnicas e operacionais, contando ainda com as participações da Semop – Secretaria Municipal de Obras Públicas e Sesuma – Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. Representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar também deverão oferecer suporte às iniciativas, quando necessário.

As ações serão coordenadas pelos membros da Defesa Civil, órgão ligado à Sescon, e deverão se concentrar em áreas previamente identificadas no Plano de Contingência Municipal como pontos de  risco – regiões ribeirinhas e de encostas instáveis, locais suscetíveis a ocorrências de alagamentos, inundações e riscos geológicos como deslizamentos de terra.

Julio César Teodoro, diretor do Departamento de Segurança e Defesa Civil, explica que, “de acordo com a meteorologia, o início do período chuvoso está previsto para a segunda quinzena de novembro, podendo se estender até meados de janeiro de 2023”. No entanto, ele destaca que “em Ipatinga as ações preventivas acontecem durante o ano todo, visando diminuir os impactos que advêm das chuvas”.

Haverá ainda panfletagens pelas comunidades, com orientações da Defesa Civil, explicando como e quando acionar o serviço.

Outro foco importante das ações será sobre o descarte de lixos e entulhos, que muitas vezes são mal acondicionados ou despejados indevidamente em vias públicas, ocasionando entupimento de bocas de lobo e obstruindo o escoamento das enxurradas.

O secretário da Sescon, Décio Camargos, reforça que as ações são conjuntas com outras secretarias, e isso resulta em respostas mais eficientes para a população no que tange à desobstrução de vias públicas, limpezas e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, dentre outros serviços.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 ou (31)3829-8414.

próximo artigoUsiminas e parceiros divulgam Edital 2023 para o Mobiliza
Artigo seguinteJovem morre em acidente em Timóteo