Atividades gratuitas para grupos escolares, instituições e famílias começam em março

A Ação Educativa do Instituto Usiminas lança a programação do primeiro semestre de 2024, com uma série de atrações no Centro de Memória, no Viveiro de Mudas e nas comunidades. As atividades integram o Projeto Plano Bianual 24/25 do Centro de Memória Usiminas, realizado pelo Instituto Usiminas com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A programação convida o público para profundas experiências de diálogo com os espaços expositivos do Instituto Usiminas e por toda a cidade de Ipatinga. Grupos escolares, instituições e famílias já podem fazer agendamento para participar das ações em março pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330.

Como um local permanente para conversar sobre arte, patrimônio e a história de Ipatinga, o Centro de Memória Usiminas fica aberto à visitação de quarta a sábado. O espaço conta com diversas exposições. Há também a possibilidade de vivenciar uma experiência noturna no local, com uma visita sensorial que explora novas relações entre o interior e o exterior do prédio e seu acervo artístico.

Um passeio em que arte urbana e o patrimônio material e imaterial estão em constante diálogo é o Rota 60, que leva a comunidade para conhecer Ipatinga de uma forma surpreendente. A Ação Educativa também propõe uma imersão em conhecimento, com o Histórias do Aço, que conta o processo de produção do aço numa visita pela Usina de Ipatinga. Já o programa Aventura no Viveiro, realizado no Viveiro de Mudas da Usiminas, apresenta aos participantes uma experiência lúdica e de muito aprendizado sobre educação ambiental.

“A Ação Educativa do Instituto Usiminas reforça a atuação social da Usiminas e busca valorizar a diversidade cultural e o patrimônio das localidades onde mantem operações, e fortalece iniciativas em prol da formação e da educação de qualidade. Preparamos uma programação para atingir o público de todas as idades, convidamos a todos para participar”, declara Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.

Confira programação de Educação Patrimonial Centro de Memória Usiminas – março a junho de 2024:

Visitas às Exposições de Longa Duração

Horário de funcionamento: quarta a sábado, das 10h às 18h
Horários para agendamento: 9h30, 13h30, 15h e 18h30

Local: Centro de Memória Usiminas

Visita Noturna

Data: 22/3, 19/4 e 7/6
Horário: 19h
Local: Centro de Memória Usiminas

Rota 60

Data: 2/3, 6/4 e 15/6
Horário: 8h
Locais: 2/3 – Edição Bairro Bom Retiro | 6/4 – Edição Bairro Jardim Panorama | 15/6 – Edição Bairro Cidade Nobre

Histórias do Aço

Data: 14/3, 12/4 e 13/4
Horários: 8h e 14h
Local: Usina de Ipatinga

Aventura no Viveiro

Datas: 22/5 e 22/6
Horários: 8h e 14h
Local: Viveiro de Mudas da Usiminas

Inscrições gratuitas pelo Whatsapp da Ação Educativa: (31) 98437-3330

próximo artigoGasto para bancar vereadores em MG cresce 35% em quatro anos
Artigo seguinteDeputados bolsonaristas vão pedir impeachment de Lula por fala sobre Holocausto

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here