O Hospital Dr. José Maria Morais realiza dias 11 e 12 de novembro o 1º. Fórum Saúde HJMM – Vencendo desafios em Hospital 100% SUS. Na segunda-feira, 11/11, ocorre a abertura oficial com a palestra magna da diretora executiva da unidade, Kátia Barbalho Costa com o tema principal do evento. Na terça-feira, 12/11, as palestras irão das 8h da manhã às 17h com temas que vão da efetividade do serviço de fisioterapia num ambiente 100% SUS ao controle da infecção hospitalar com buscas ativas e fonadas com comprovação de resultados.

A diretora da unidade diz que a ideia de promover o fórum partiu da premissa de que diante do cenário atual da saúde pública é preciso ressaltar os resultados alcançados na instituição. “Entendemos que esta conquista se dá não somente com financiamento, mas com um trabalho macro de humanização na assistência. O maior desafio é administrar um hospital porta de entrada para urgência e emergência 100% SUS com poucos investimentos, por parte da Secretaria Estadual de Saúde, mesmo ciente do importante papel que o mesmo vem desempenhando na região”, afirmou Kátia.

Desde 2017, quando reabriu as portas, o hospital Dr. José Maria Morais vem ocupando lugar de destaque na região com uma gestão eficiente e alta resolutividade na prestação de serviços. Os poucos recursos que chegam são administrados com rigor financeiro para que não haja desperdício nem desassistência. O hospital possui 60 leitos, sendo 10 de UTI. O Estado é responsável por um repasse mensal de cerca de R$ 1 milhão, mas mesmo após o acordo intermediado pelo Tribunal de Justiça e a AMM – Associação Mineira de Municípios, o dinheiro não tem chegado nos valores devidos, restando sempre um parte a pagar. Em 2017 e 2018, a dívida acumulada do governo de Minas com o hospital somou mais de R$ 10 milhões.

Para viabilizar o evento, o hospital buscou parceiros na iniciativa privada, como o Unileste – Centro Universitário do Leste de Minas, que vão custear local e estrutura. Os palestrantes são profissionais e prestadores de serviços do HJMM que falarão de suas vivências e experiências no dia a dia do hospital. Os dados que serão apresentados são dos atendimentos, acompanhamentos diários e testemunhos de pacientes assistidos nos últimos dois anos. “São cases, ‘ações’ de sucesso desenvolvidas no hospital com a nossa expertise e que deram muito certo. Então nós agora vamos compartilhar estes conhecimentos e práticas para que o meio acadêmico veja que não é somente no setor privado que se consegue excelência”, disse Dr. Roberto Bastos, responsável pela Unidade de Terapia Intensiva.

A médica Stella Nunes Bizarro, responsável pela pediatria vai abordar o tema “Assistência na pediatria em hospital 100% SUS e seus avanços”, reforçando a proposta de apresentar aos participantes todas as inovações conquistadas com criatividade e união. Na clínica médica, Dra. Ariana Zanandrez falará da “Abordagem precoce de complicações na clínica médica” e mostrará os resultados das iniciativas praticadas na rotina do setor.

O Prefeito, Dr. Marcos Vinicius, ressalta a importância do 1º Fórum Saúde HJMM para apresentar à comunidade médica, técnicos e enfermeiros o que de melhor o hospital vem realizando. “Este é um projeto que eu apostei minha vida e fico muito feliz de ver os resultados hoje. Se com pouco dinheiro estamos fazendo isso, imagina quando os recursos chegarem corretamente?”, indagou. “Espero todos no evento! Vai ser uma grande oportunidade para conhecer o quanto é importante a gestão na saúde em favor do povo”, concluiu.

1º FÓRUM SAÚDE HJMM

11 e 12 de novembro 2019

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira, 11/11

·         19h: Abertura oficial             

·         19h30: Palestra magna – Vencendo os desafios em hospital 100% SUS.

·         Palestrante: Kátia Barbalho Dinis Costa

Terça-feira, 11/11

·         8h Recepção e credenciamento              

·         8h15: Palestra Fisioterapia – Efetividade do serviço de fisioterapia em um hospital 100% SUS. Um caminho para entregar valor à sociedade, com Dr. Roberto Martins Andrade.

·         08h45: Palestra Ortopedia – Relação custo X benefício das medidas não invasivas o mobilização precoce em um hospital 100% SUS, com Dr Leandro Vieira Marchiori.

·         09h30: Palestra Farmácia clínica – Desafios da assistência farmacêutica em pacientes críticos, com Rodrigo Andrade Oliveira.

·         10h15: Palestra Unidade de Terapia Intensiva-UTI – Equipe multidisciplinar e seus desfechos, com equipe multidisciplinar no contexto do paciente crítico, com Dr. Geraldo Magela.

·         11h: Palestra Pediatria – assistência na pediatria em hospital 100% SUS, com Dra. Stella Nunes Rocha Bizarro.

·         11h45: Palestra SCIH – Controle em infecção hospitalar: Busca ativa e busca fonada, com Dra. Carmelinda Lobato de Souza.

·         12h: Palestra Unidade de Terapia Intensiva-UTI – Benefícios da integração Box de emergência e UTI, com Dr. Roberto Barros

·         12h45 às 13h45 – Almoço

·         13h45: Palestra Enfermagem – Inovação, o caminho para a segurança do paciente, com Priscila Resende Silva.

·         14h30: Palestra Clínica médica – Abordagem precoce de complicações na clínica médica, com Dra. Ariana Zanandrez.

·         15h15: Coffee Break

·         16h: Palestra Gestão de leitos – O que dá certo na prática

·         16h45: Encerramento

próximo artigoCemitérios de Ipatinga já recebem preparação para o Dia de Finados
Artigo seguinteDicas de Saúde: Mentiras e verdades sobre a cirurgia bariátrica

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here