Com 40 leitos de Enfermaria e equipes assistenciais 24h à disposição, unidade é destinada inicialmente a receber pacientes com Covid mais estáveis, em caso de saturação da estrutura convencional.

Fruto de um grande esforço da Administração municipal e com o apoio de várias cidades vizinhas, o hospital de retaguarda de Ipatinga para fortalecer a rede de saúde da microrregião em meio à pandemia do Coronavírus já estará disponível para uso, se necessário, na próxima segunda-feira (8). De início, a unidade contará com 40 leitos clínicos, sendo que, havendo demanda para atendimento, outros 160 podem ser montados, chegando a um total de 200. Foram feitas adequações na Escola Canuta Rosa, nas proximidades do Hospital Municipal, e toda a parte elétrica e hidráulica também já está concluída. Macas e outros instrumentos também foram montados no local.

Cláudia Barbosa, enfermeira do município, deu detalhes sobre a unidade.  “Esses leitos são para Enfermaria, pacientes com Covid mais estáveis, sem complicações. Por 24 horas, teremos uma equipe com médico, técnico e enfermeiro, fazendo o acompanhamento de pessoas que requeiram internação. Entre os equipamentos, dispomos de balas de oxigênio para eventuais complicações. Temos ainda estrutura para realizar o transporte, se necessário, para o Hospital Municipal, ao lado da unidade de retaguarda”, explicou.

O hospital foi apoiado por cidades da microrregião de Ipatinga com a disponibilização de instrumentos. Os recursos federais destinados ao combate da pandemia estão sendo usados, sobretudo, para a contratação de pessoal, num momento em que também as equipes técnicas são escassas. Todo acompanhamento de gastos pode ser feito pelo cidadão no sítio eletrônico da Prefeitura (www.ipatinga.gov.mg.br).

próximo artigoBom Jesus registra primeira morte por Covid-19 em distrito
Artigo seguinteParaíso registra quarto óbito por Covid-19