O primeiro fato trata-se de uma licitação na modalidade pregão presencial, ocorrido no ano de 2017, para contratação de uma floricultura. Segundo investigações, assim como na outra já mencionada (caso da borracharia) houve fraude tanto na fase interna, como na fase externa. As pesquisas de preços foram manipuladas visando um acréscimo no valor médio, para balizar o valor inicial. Investigações apontam pela inexistência do pregão presencial e que a empresária assinou toda a documentação posteriormente, já no início do recebimento dos valores. A empresa seria também de propriedade de um funcionário do próprio setor de licitações, que durante seu horário de serviço negociava a compra e venda das mercadorias junto a empresários e clientes. Levantamentos feitos junto ao município, constataram que antes do ingresso do ex-prefeito Gilmar Assis, não havia registros de tamanhos gastos com floricultura, R$ 55.429,91 (cinquenta e cinco mil, quatrocentos e vinte e nove reais e noventa e um centavos), o que foi objeto de espanto pelo próprio prefeito, quando informado em oitiva sobre os valores empenhados. Por fim, foi demonstrado que o próprio servidor era o responsável pelos empenhos e autorização de pagamento por parte do município, conforme informou a Autoridade Policial Gilmaro Alves Ferreira que em conjunto com o Ministério Público presidiu as investigações, sendo ao final procedida por parte do Ministério Público a denúncia de pelo menos seis pessoas.

O segundo caso, envolvendo uma empresa de publicidade de Inhapim (dispensa de licitação), que teria sido contratada para prestar serviços de assessoria de imprensa ao órgão executivo de Ubaporanga-MG, no entanto, as investigações apontam que mesmo a empresa tendo recebido parte dos valores, o serviço nunca foi prestado. Restou demonstrado, ainda, que a empresa sequer funcionava no endereço declarado e que os atos que ensejaram a dispensa da licitação teriam sido fraudados, uma vez que o próprio empresário quem conseguiu os orçamentos das empresas concorrentes para justificar o preço do serviço. Ao final, concluídas as investigações, o Ministério Público denunciou sete pessoas, incluindo o ex-prefeito Gilmar Assis, assim como no procedimento anterior, sendo imputados aos investigados os crimes dos artigos: 90 da Lei 8.666/93 e artigo 312 do Código Penal, na forma do artigo 69 do CP.

O terceiro caso é sobre a licitação na modalidade pregão presencial de um posto de gasolina, onde outras seis pessoas foram investigadas e denunciadas, dentre elas os componentes da comissão de licitação. Nesse serviço o total recebido pela empresa foi de R$ 292.794,70 em 2017, R$ 344.633,89 em 2018, R$2.355.242,04 em 2019 e 699.820,34 no ano de 2020 (meses janeiro a agosto), somando mais de 3.000.000,00 (Três milhões de reais). Chamou a atenção dos investigadores a apresentação de documentos reprovando três bombas do posto de gasolina pelo inmetro no teste de vazões, além de danos nos segmentos de dígitos, possibilitando o incorreto funcionamento e vazamento de combustível. Nesse procedimento outras seis pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público, segundo o promotor de Justiça e coordenador do Gaeco Bruno Schiavo Cruz.

Em todos os procedimentos, segundo as investigações, foram apresentados indícios irrefutáveis dos cometimentos dos ilícitos, ficando demonstrado que os componentes das comissões de licitações, atendendo a ordens de uma empresa de consultoria, repassavam aos empresários valores a serem inseridos em suas documentações, bem como, em alguns casos, escondiam os editais de outras empresas, dificultando suas participações. Tudo isso a fim de evitar concorrências com outros empresários e direcionar todos os atos procedimentais, fazendo com que somente empresas “amigas” pudessem lograr êxito.

O Gaeco investiga também o desaparecimento de alguns processos licitatórios originais após o início das investigações e a saída do ex-prefeito, que atualmente encontra-se preso por tentativa de homicídio.

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