Festival Som, Câmera e Ação faz noite de cinema ao ar livre no Parque Ipanema

O projeto Som, Câmera e Ação estreia “Encontro”, um filme realizado por moradores de Ipatinga. O lançamento do filme será no dia 12 de novembro (sábado), às 18h30, no Galpão 1, do Parque Ipanema, e ainda contará com a exibição de dois filmes de curta duração. A entrada é gratuita.

Com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Som, Câmera e Ação realizou uma oficina de cinema, ministrada pelo cineasta Cris Azzi, para pessoas com mais de 45 anos. Em Ipatinga, a oficina foi realizada no Clube dos Pioneiros e contou com a participação de Alessandra Machado, Darcina Eudes, Edmo Eustáquio Fonseca (China), Gilmar Rodrigues, João Carlos Coelho de Oliveira, Lucineia Nunes, Magna Lúcia e Yáskara Carvalho.

“Eu vi o anúncio da oficina no jornal impresso e entrei na internet. Achei legal porque gosto de aprender e gosto de tirar foto da minha esposa. Não tinha noção de nada de cinema. Fiquei surpreso porque a oficina foi além das minhas expectativas. Foi uma surpresa pra mim eles deixarem a gente a vontade pra fazer o filme porque a gente não tinha experiência. Mas o professor explica tudo muito bem, e eu consegui acompanhar tudo que ele falou. Ele deu texto e contexto pra tudo. Agora eu olho muitos detalhes quando vou fazer fotos. Olho o local e sei que o mesmo local pode ter iluminação diferente. Eu saí da oficina com mais conhecimento”, comenta Edmo China, 64 anos.

Juntos, eles passaram por todas as etapas que envolvem a criação de um filme, desde a concepção de uma ideia, a escrita de um roteiro, a montagem das cenas e as gravações. Ao final, criaram o filme “Encontro”, uma obra que aborda o reencontro de antigos amigos. “Os participantes foram convidados a aprender a fazer um filme na prática. Esse trabalho envolve também uma investigação sobre o patrimônio cultural. É o olhar deles sobre os contextos em que vivem, para as práticas culturais e para os espaços e visualidades das regiões em que estão inseridos. Também contamos com a experiência e com a vivência desse grupo de pessoas, todas com mais de 45 anos, que estão refletindo sobre a vida, sobre os sonhos”, comenta o coordenador do projeto Gilberto Scarpa.

As oficinas ainda foram realizadas em Itaúna e Itatiaiuçu. Em Itaúna, os participantes criaram o filme “Entre Mentes”, em uma abordagem sobre o medo. E em Itatiaiuçu, o filme “Zoe não sabe abraçar”, faz uma reflexão filosófica sobre a humanidade. Estes filmes também serão exibidos no evento.

O Som, Câmera e Ação é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Usiminas e realização do Instituto Morada Vivas e Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

SINOPSES
“Encontro” ( Ipatinga –  9 min)
Após décadas sem se ver, antigos amigos decidem encontrar. Entre brindes e aparências, a dúvida que fica é se ainda há tempo para sonhar.
Um filme de Alessandra Machado, Darcina Eudes, Edmo Eustáquio Fonseca (China), Gilmar Rodrigues, João Carlos Coelho de Oliveira, Lucineia Nunes, Magna Lúcia e Yáskara Carvalho (elenco) 

“Entre Mentes” (Itaúna – 17 min)
Um psicólogo recebe pacientes que relatam seus medos e como fazem para enfrentá-los. E você? Tem medo de quê?
Um filme de Alessandra Maria, Aparecida Reis, Cida Campos, D’Fátima Quadros, Grécia Belo, Helena Honorato, Joaquim Santana, Maria do Carmo Pinheiro, Sileny Andrade Menezes e Sônia Maria Fonseca (elenco)

“Zoe não sabe abraçar” (Itatiaiuçu – 13 min)
Uma misteriosa encomenda deixada em sua porta faz Maria mudar seus hábitos. Ao pensar sobre a humanidade e sobre o planeta, Maria também se descobre.
Um filme de Creusa Maria, Eduardo Valeriano, Ivana Oliveira, Lis Maria, Madalena do Mel e Veralúcia. Elenco: Creusa Maria, Lis Maria, Ivana Oliveira e Eduardo Valeriano

SERVIÇO
O que: Festival Som, Câmera e Ação: estreia de três filmes de curta-duração
Quando: 12 de novembro, sábado, às 18h30
Onde: Galpão 1 do Parque Ipanema (Av. Roberto Burle Marx, s/nº, Veneza | próximo ao playground do parque)
Quanto: Entrada gratuita

Mais informações pelo WhatsApp: (31) 9 8357-8617
Informações para imprensa: (31) 9 88803-6295

próximo artigoMundo Senai abre seleção para 6 mil vagas de empregos
Artigo seguinteIGP-DI tem queda de preços de 0,62% em outubro