Apesar de ainda não termos casos de transmissão comunitária de Coronavírus no Vale do Aço, a Prefeitura de Fabriciano adotou mais uma medida preventiva contra a doença, dessa vez para proteger os idosos acima de 60 anos. O município vai contratar, em caráter de urgência, agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem para vacinar a população idosa em casa.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira, 19, pelo prefeito Dr. Marcos Vinicius durante o Boletim Epidemiológico Diário implantado pelo município para deixar a população a par dos números da doença. A contratação emergencial é prevista no Decreto Municipal 7.714/2020, que instituiu o Comitê de Crise, criado para centralizar e integrar ações do município contra o Covid 19.

As contratações ocorrerão conforme a demanda e a prioridade são os aprovados no último processo seletivo. Os visitadores também vão avaliar o quadro geral de saúde dos idosos e reforçar as orientações. Pessoas com idade avançada são mais suscetíveis ao agravamento de quadros gripais e ao Coronavírus, podendo evoluir para óbito.

Com isso, o município evita que os idosos usem o transporte coletivo e peguem aglomerações nas unidades de saúde.

 “O poder público está tomando todas as medidas preventivas possíveis. A orientação é para que os idosos fiquem em casa, em isolamento social, para evitar que sejam expostos ao vírus. Mas é imprescindível que toda a população (grupo de risco ou não) colabore e faça a sua parte e proteja quem mais precisa”, recomenda o prefeito Dr. Marcos Vinicius, que também é médico geriatra.

VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira, 23.  Primeiro, serão vacinados pessoas acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. Os demais grupos prioritários também serão imunizados conforme calendário definido pelo Ministério da Saúde, que vai até o dia 23 de maio.

Em Fabriciano, também será feita a distribuição de doses para os internos do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, funcionários e pacientes do Hospital Dr. José Maria Morais e trabalhadores da saúde.

MAIS AÇÕES DE PREVENÇÃO AO COVID-19

Como medida de prevenção extra, a Prefeitura de Fabriciano decidiu por manter a suspensão das aulas na rede municipal de ensino até o dia 7 de abril. Alguns serviços de saúde também estão suspensos temporariamente. São eles: exames de imagens, viagens de pacientes em TFD (Tratamento Fora do Domicílio), atendimentos eletivos no HMC e cirurgias eletivas no Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM) e demais hospitais da região.

Em Fabriciano, a Prefeitura mantém o Tele Orientação – EuSaúde, com atendimento 24 horas por dia via WhatsApp pelo telefone (31) 99674-7263. Outra medida da prefeitura foi a criação da Unidade de Referência Coronavírus na rua Albert Scharlet, s/n, das 7h às 22h. 

CASOS SUSPEITOS

Até o momento, o Fabriciano segue com 1 caso confirmado e 31 suspeitos. Os pacientes são monitorados pela Secretaria de Saúde e mantidos em isolamento domiciliar.

próximo artigoZug completa três anos
Artigo seguinteCoronel Fabriciano: Boletim Epidemiológico 19/03