Comunidade celebra atendimento a medida que é reclamada há 35 anos. Unidade conta também com medicamentos e estrutura para vacinação.

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta segunda-feira (1) a extensão da Unidade Básica de Saúde do bairro Bethânia 1 no bairro Taúbas. A sede conta com três salas para consultas, medicação, vacinas e farmácia.

A extesão de UBS terá uma médica de segunda a sexta, no período da manhã, e uma equipe multidisciplinar com enfermeira, técnica de enfermagem e agentes de saúde integrados à equipe amarela de Estratégia de Saúde da Família do Bethânia.

Em clima de comemoração, os moradores do Taúbas informaram que o sonho da unidade de saúde local existe há 35 anos. A fundadora da Associação de Moradores, Isolina Igídia, disse que ainda em 1989 ela e outros moradores protocolaram um pedido nesse sentido. “Foram muitos anos de sofrimento, porque a UBS do Bethânia fica longe. Muita gente só pode ir a pé, leva uma hora de caminhada pra ir e uma hora para voltar. Agora, pensa nisso para quem é idoso ou está com criança no colo?”, indagou.

A nova unidade atenderá uma população de aproximadamente 700 pessoas. Com início imediato do funcionamento, os moradores terão acesso aos serviços médicos que são oferecidos na rede, com agilidade e resolutividade, na própria comunidade. Para muitos moradores, será necessário apenas atravessar a rua.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geremias Gusmão, ressaltou a importância do benefício. “Essas unidades são a solução rápida e eficiente para muitas localidades, como onde eu moro, a Vila Ipanema. O Conselho aprovou este modelo e as comunidades são muito beneficiadas, já que sem a extensão o único meio de ir ao médico é se deslocar até a UBS principal, que geralmente tem uma grande demanda”, disse.

O prefeito Gustavo Nunes esteve na cerimônia e ressaltou a importância da unidade para a comunidade local. “A administração municipal entendeu a necessidade desse investimento. Aqui existem adultos, gestantes, idosos e crianças que merecem uma atenção especial de saúde. A gente não fazia ideia da espera tão longa porque, para nós, a demanda chegou somente recentemente. Este modelo de extensão é um sucesso, que exige pouco investimento e atende muita gente”, resumiu, lembrando que esta ação na área de saúde se soma a outras duas também muito significativas concretizadas nos últimos dias, com a entrega da modernização da Policlínica Municipal e do Centro de Especialidades Odontológicas.

próximo artigoHaddad atribui recente alta do dólar a “muitos ruídos”
Artigo seguinteDesfalcado, América visita Goiás para retomar a liderança da Série B
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários