Exposição inédita no país conta a história das “Cinco Décadas de Humor Gráfico”

Usiminas e Instituto Usiminas lançam a exposição que reúne 500 ilustrações de renomados artistas, como Angeli, Laerte e Ziraldo. O jornalista e humorista Paulo Bonfá, criador do Festival Risadaria, maior evento de humor da América Latina, é o curador da exposição.

As mais famosas caricaturas, charges e tirinhas que narraram fatos históricos com comicidade nas publicações brasileiras, nos últimos 50 anos, estão na exposição “Cinco Décadas De Humor Gráfico”, lançada nesta sexta (01/04), pela Usiminas e pelo Instituto Usiminas. A mostra reúne 500 ilustrações de renomados artistas, como Angeli, Laerte, Ziraldo, entre outros. O jornalista e humorista Paulo Bonfá, criador do Festival Risadaria, maior evento de humor da América Latina, é o curador da exposição.

Ipatinga é a primeira cidade a receber a exposição inédita no Brasil. A mostra remonta a linha do tempo das últimas cinco décadas do humor gráfico e apresenta charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos de artistas reconhecidos no cenário mundial. Trata-se de um convite a apreciar histórias contadas pelos olhos de famosos artistas gráficos e a vivenciar diferentes técnicas e tecnologias criativas que evoluíram ao longo dos anos.

Segundo Bonfá, a exposição, “Cinco Décadas De Humor Gráfico” pretende impactar pessoas de maneira natural e amigável, a partir do olhar dos artistas gráficos da comédia. “Não há melhor maneira de adquirir repertório do que ser exposto a algo novo. De forma democrática, empática e inclusiva, a exposição causa impacto cultural positivo para visitantes de todas as idades, eliminando barreiras e preconceitos através da força agregadora da comicidade”, definiu o curador da exposição.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, revela que a mostra complementa as comemorações dos 60 anos da Usiminas, celebrada em 2022. “Enquanto celebramos seis décadas da história da Companhia, trazemos para o público do Vale do Aço, em primeira mão, uma exposição que resgata o surgimento e a história da linguagem caricatural visual, do humor gráfico, nos permitindo refletir sobre a materialização das ideias por meio dos grafismos. Um importante incentivo para públicos de todas as idades”, enfatiza Penélope.

O evento acontece na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga (MG), no período de 1 de abril a 28 de maio, e pode ser visitada de terça a sábado, das 12h às 20h, com entrada gratuita. Escolas e grupos de visitantes poderão conhecer a evolução da arte gráfica por meio da visitação mediada pela Ação Educativa do Instituto Usiminas. O agendamento já pode ser feito pelo WhatsApp 31 98437-3330.

Origem do humor gráfico

A presença das charges desde a publicação do primeiro jornal impresso no Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro (em 1808), o protagonismo do cartum na Inglaterra (1841), o surgimento da caricatura como personagem da vida real e a criação dos quadrinhos e tirinhas pelo artista norte-americano Richard Outcault fazem parte da história contada pela exposição “Cinco Décadas De Humor Gráfico”.

Serviço:
Exposição: “Cinco Décadas De Humor Gráfico”
Data:  1 de abril a 28 de maio
Local: Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga (MG)
Funcionamento: terça a sábado, das 12h às 20h (Entrada gratuita)
Escolas e grupos de visitantes precisam agendar visita pela Ação Educativa do Instituto Usiminas no número: whatsapp (31) 98437-3330.
próximo artigoPartido Novo lança pré-candidatura de Luiz Felipe d’Ávila a presidente
Artigo seguinteHulk comanda vitória sobre Cruzeiro e Atlético é tricampeão mineiro