A Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, inaugurou nesta terça-feira (12), na Estação Memória Zeza Souto, no centro da cidade, a exposição “Locomotivas: Na Era dos Trilhos”. É uma interessante mostra fotográfica que retrata a história das ferrovias e locomotivas de diversos tamanhos e modelos.

Os apaixonados por trem de ferro poderão ter acesso a recortes curiosos envolvendo a trajetória das ferrovias em todo o Brasil, com destaque para um espaço dedicado à cidade de Ipatinga. Há registros desde a desativação da Estação de Pedra Mole, situada entre os bairros Cariru e Castelo (e que está sendo restaurada atualmente), no ano de 1930, passando pela inauguração da Estação Ipatinga (onde hoje está a Estação Memória), que funcionou até 1951.

Quem visita a exposição tem ainda a oportunidade de acompanhar um resumo da história em vídeo. A exposição irá até o dia 29 de março e coincide com o mês de aniversário da Estação Memória.

Muitas pessoas passaram pelo local no primeiro dia da exposição. Entre eles, Daniel de Oliveira Mendes, de 67 anos, aposentado pela Usiminas e morador do bairro Vila Formosa. Ele disse que visitar a mostra foi como se um filme passasse em sua memória. “Moro aqui desde 1960 e me lembro bem da Maria Fumaça. Sempre que ela se aproximava da estação o maquinista disparava aquela buzina e saía aquele vapor marcante (fumaça com labaredas). As pessoas chegavam até a se assustar e a criançada saía correndo”, recorda.

“Essa iniciativa da Prefeitura foi muito boa porque é uma oportunidade de colocar os mais jovens em contato com parte da história da nossa cidade que muitos desconhecem”, concluiu Daniel.

Fonte: PMI

próximo artigoAtlético perde no Uruguai pela Libertadores
Artigo seguinteDemandas da classe empresarial são defendidas por parlamentares federais