Escolas da rede municipal recebem ações de saúde bucal em Santana do Paraíso

Os alunos da rede municipal de ensino da educação básica de Santana do Paraíso estão participando, nesta semana, do Programa Saúde na Escola, com foco na saúde bucal. A iniciativa, que estava parada de forma presencial por conta da pandemia, visa contribuir para o desenvolvimento dos estudantes com ações que integram a saúde e educação.

As atividades, que ocorrem uma vez por ano, são: levantamento epidemiológico, instruções de higiene oral, apresentações lúdicas de escovação dentária, brincadeira de saúde bucal e entrega de kits para o incentivo das crianças. Nesta semana, as ações estão sendo desenvolvidas nos bairros Cidade Nova, Parque Caravelas, Águas Claras, Jardim Vitória, Residencial Paraíso, Centro, São José e comunidade do Achado. Na próxima semana, serão atendidos os bairros Industrial e Ipaba do Paraíso.

“Percebemos a empolgação das crianças com toda essa apresentação lúdica e ensinamento de higiene oral. Nós trazemos bastante informações que a deixam bem felizes. Cada equipe de saúde bucal tem se empenhado muito para desenvolver um trabalho de excelência e o melhor para garantir que nossas crianças cresçam com hábitos saudáveis e com uma boa higiene oral”, afirmou a cirurgiã dentista e coordenadora de Saúde Bucal, Talia Paquiel.

A coordenadora também dá algumas dicas que devem ser incorporadas na rotina das crianças:

 – Evitar ingestão de muitos açúcares e frituras e, caso fizer o consumo, a escovação imediata dos dentes é recomendada, evitando o acumulo de biofilme e consequentes doenças.

– Escovação sempre após as principais refeições (manhã, almoço e jantar)

– Higiene noturna é a principal, sendo recomendado o uso do fio dental

– Pais devem monitorar a boca dos filhos e, qualquer alteração que surgir, devem procurar o tratamento precoce na Unidade Básica de Saúde referência de seu bairro.

próximo artigoTesouro pagou R$ 569 milhões de dívidas de cinco estados em março
Artigo seguinteProjeto de escola pública de Timóteo vence etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora