Empregados da CENIBRA apresentam projetos de melhoria contínua e inovação

Primeira edição do Seminário de Melhoria Contínua e Inovação foi feita em formato 100% online

Na última semana, a CENIBRA realizou o Seminário de Melhoria Contínua e Inovação, oportunidade em que os empregados puderam apresentar, para Diretores e colegas, projetos desenvolvidos em sua área de trabalho e que trouxeram benefícios e ganhos em segurança, qualidade, meio ambiente, custo, eficiência ou produtividade.

Realizado em formato 100% online, o evento contou com a participação e a apresentação de trabalhos das áreas operacionais (indústria e florestal) e, pela primeira vez, das áreas administrativas e comercial.

Na abertura do Seminário, o diretor Industrial e Técnico da CENIBRA, Júlio César Tôrres Ribeiro, destacou a importância da iniciativa para a melhoria do ambiente de trabalho e o estímulo à inovação e à criatividade. “O Seminário possibilita dar visibilidade aos projetos que eram desenvolvidos, mas não eram conhecidos por todos. Os trabalhos se destacam pela alta qualidade técnica e pelos resultados alcançados. Melhoria contínua e inovação caminham sempre juntas”, explicou.

Os projetos foram selecionados internamente pelas gerências da CENIBRA, de acordo com a relevância e o destaque. Ao todo, foram apresentados 28 trabalhos de temas variados.

Para o desenvolvimento dos projetos, foram utilizados diferentes métodos para análise e solução de problemas, sendo as principais o PDCA e o “Ver&Agir”. O primeiro é utilizado para problemas de maior complexidade, nos quais não se conhece a causa, ou causas principais,a ser investigada. Já o “Ver&Agir” é utilizado para os trabalhos de menor complexidade, em que a causa principal já é conhecida pela equipe.

próximo artigoDicas de saúde: A falta de informação sobre a pílula do dia seguinte
Artigo seguinteCovid-19: pesquisa associa casos graves a desgaste do sistema imune