Na Regional Rio Doce e Vale do Aço, empreendedores buscam alternativas para estimular o comércio local

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus trouxe um momento de instabilidade, tanto para a saúde quanto para a economia.  Para apoiar e orientar os pequenos negócios no atual cenário, o Sebrae Minas resgatou a campanha “Compre do Pequeno”, iniciativa criada em 2015.

O movimento incentiva que em tempos de covid-19 é importante se cuidar e ficar em casa e que, no momento de compra, os consumidores optem por adquirir produtos dos pequenos negócios. A campanha ajuda a manter a população mais próxima de casa e também contribui para que os pequenos empreendimentos fiquem mais sustentáveis, protegendo empregos e estimulando a economia local.

Leonardo de Oliveira Pereira empreende no ramo da panificação há cinco anos em Timóteo. Atento à importância de buscar o crescimento do seu negócio, cinco meses atrás decidiu comercializar pães, bolos e até mesmo o cafezinho vendido na loja física num aplicativo de vendas por delivery.

A chegada da crise fez com que a primeira padaria online da região se tornasse uma ponte para atender os clientes que estão em casa. O resultado: um crescimento de 400% nas vendas online, já nos três primeiros dias de isolamento social.

“Diante deste cenário de instabilidade econômica, logo recorri às ferramentas que eu tinha para impulsionar o meu negócio. É importante que a população privilegie o comércio de bairro. Essa campanha do Sebrae é um estímulo indispensável para o momento que estamos vivendo. Comprar do pequeno faz a economia girar”, destacou Leonardo.

Para o analista do Sebrae Minas Feliphe da Costa, os negócios locais são o combustível de toda a economia. Promover esse tipo de consumo gera ganhos para toda a região, pois ajuda a estabelecer um comércio mais justo, desde o pequeno agricultor até o restaurante da esquina, criando mais empregos e melhor distribuição de renda.

“A população da região do Vale do Aço tem que estar cada vez mais integrada nessa corrente para possibilitar a manutenção dos negócios, principalmente, neste momento muito conturbado e sem precedentes. O movimento “Compre do Pequeno” faz parte da essência do Sebrae e esperamos que toda a comunidade abrace essa ideia”, enfatizou o analista.

Confira abaixo mais algumas vantagens de estimular a compra do pequeno negócio:

  • Promove-se o desenvolvimento social, já que o consumidor ajuda no fortalecimento dos pequenos negócios e, consequentemente, há estímulo para a empresa inovar, melhorar seu desempenho e aperfeiçoar o atendimento.
  • Comprar do pequeno negócio faz o dinheiro circular pelo seu bairro, o que propicia mais desenvolvimento local.
  • O consumo local afeta até o trânsito, já que produz menos deslocamentos pela cidade, além de contribuir para o meio ambiente, com a redução da emissão dos gases poluentes de carros e ônibus.
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