A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Educação, está ampliando, neste ano letivo, o número de vagas para a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede municipal. Atualmente, as aulas funcionam em quatro escolas do município: Mário Casasanta (Ipaneminha), Márcio Andrade Guerra (Veneza II), Artur Bernardes (Canaã) e Levindo Mariano (Bom Jardim), que atendem em média 250 alunos. Com o aumento do número de vagas, pretende-se reduzir a longa lista de espera do Programa.

A SME informa que a ampliação da oferta de vagas foi definida em função de uma demanda reprimida. E, normalmente, a procura pelas escolas que oferecem a EJA aumenta ainda mais a partir do momento em que as aulas se iniciam, com a propagação de informações inclusive pelos próprios estudantes matriculados.

Essa modalidade permite uma matrícula mais flexível durante o ano. Para viabilizar o maior número de matrículas, a Secretaria de Educação vai otimizar os espaços disponibilizados nas escolas. As aulas terão início no dia 22 de fevereiro.

Conforme enfatiza o secretário de Educação do município, Sérgio Mendes, o Programa é visto por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância. “Felizmente, o conceito em relação a essa modalidade de ensino vem mudando e, entre os grandes desafios, agora temos também a preparação dos alunos para o mercado de trabalho”, observou.

A EJA é a modalidade de educação nas etapas dos ensinos Fundamental e Médio da rede escolar pública brasileira e adotada também por algumas redes particulares, que recebem os jovens e adultos que não completaram, abandonaram ou não tiveram acesso à educação formal na idade apropriada.

No Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 52,6% da população acima de 25 anos não tem a educação básica completa. Desse número, 33,1% das pessoas não terminaram o Ensino Fundamental.

ETAPAS

O programa é dividido em etapas, que abrangem do Ensino Fundamental ao Médio, sendo que a EJA no Ensino Fundamental se destina a jovens a partir de 15 anos. As turmas do Ensino Médio incluem alunos maiores de 18 anos.

Além da modalidade presencial, a EJA disponibiliza o curso on-line com certificado, possibilitando ao aluno estudar aonde estiver e no horário mais adequado à sua rotina.

As atividades são selecionadas de acordo com o interesse dos estudantes e as condições de cada escola. Ao final, os alunos recebem os certificados que, além de valorizar o currículo profissional, complementam o histórico escolar por meio da carga horária.

próximo artigoMP pede condenação de Dirceu por lavagem de dinheiro em processo da Lava Jato
Artigo seguinteEscola Municipal de Artes Cênicas de Ipatinga abre inscrições para cursos de teatro