Mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino terão uma programação especial para lembrar a data

As 45 escolas municipais de Ipatinga festejam nesta sexta-feira (10) o Dia do Estudante, comemorado neste sábado (11). Muito mais que uma data comemorativa, o dia homenageia e também propõe uma reflexão sobre o papel do estudante no contexto social. Assim, mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino terão uma programação especial para lembrar a data. Lanche, cabine fotográfica, música, dança e até uma sessão de cinema estão na programação das instituições.

A data foi implantada no Brasil em 1927 e remonta há 100 antes, quando o Imperador D. Pedro I criou no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país, nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais, em São Paulo e Olinda. Antes, quem quisesse fazer um curso de nível superior tinha que ir à Europa.

O Dia do Estudante de Direito, no entanto, é comemorado em 19 de maio no Brasil. Na comemoração dos 100 anos do curso de Direito, em 1927, o advogado Celso Gand Ley, um dos participantes da celebração, propôs que o dia 11 de agosto ficasse registrado como o Dia Nacional do Estudante.

Esta data também possui outro significado bastante importante para a classe, pois em 11 de agosto de 1937 nascia a União Nacional de Estudantes – UNE, que protege os direitos e deveres de todos os alunos do país. Para a secretária de Educação Eva Sônia Rodrigues Silva, a data é importante para valorizar e lembrar a importância do aluno para o futuro. “São nos estudantes que nós acreditamos, e não poderíamos deixar de homenagear àqueles a quem depositamos nossa esperança para uma nação mais forte”, disse.

Programação

A programação das festividades ficará a critério de cada escola. Algumas irão comemorar nesta sexta-feira (10), outras neste sábado (11) e algumas irão aproveitar o decorrer do mês para homenagear os estudantes.

A Escola Municipal Evaldo Fontes, que fica no bairro Forquilha, por exemplo, levará nesta sexta-feira pela manhã os alunos do 6º ao 9º ano para uma sessão de cinema no Shopping do Vale. Já a Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Imbaúbas, promove uma programação diversificada durante o recreio nos turnos matutino e vespertino. Os estudantes poderão se divertir com a cabine fotográfica, se animar com a banda de música e se esbaldar com as barraquinhas de lanches.

E por falar em música, a festividade na Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade, no bairro Ideal, será animada por um DJ de 17h30 às 20h30. Além de muita música, fotos, os alunos vão poder se deliciar com um coquetel de frutas, bolo com sorvete e outras guloseimas.

A Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes, no bairro Nova Esperança, comemora o Dia do Estudante no dia 13 de agosto, próxima segunda-feira. Durante todo o dia haverá dança, grafite, maquiagem e jogos. Um momento de reflexão sobre as atribuições do estudante também está inserido na programação.

“Cada escola ficou livre para fazer a programação. A Escola Municipal Éverson Magalhães Lage, no bairro Caçula, irá fazer homenagens ao leitor destaque e desfile garoto e garota estudante. Já a Escola Vilma de Faria Silva, do Vila Militar, fez até uma decoração especial de super heróis para comemorar a data. Serão dias de muita alegria para os nossos alunos”, finaliza Eva.

Fonte: PMI

próximo artigoProdutores rurais participam do curso de recuperação e proteção de nascentes
Artigo seguintePMI recebe inscrições para a Olicei no dia 14 agosto