Defensoria Pública de Minas promove no dia 3/8 mais uma edição do Casamento Comunitário em Ipatinga  

O evento – o segundo no município – volta a ser realizado 13 anos depois, numa celebração da cidadania que reunirá 31 casais no dia 3 de agosto

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) – unidade Ipatinga, no Vale do Aço – promoverá no próximo dia 3 de agosto (quarta-feira) mais uma edição do Casamento Comunitário. O evento ocorrerá a partir das 19 horas no tradicional Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru.  

Um dos mais importantes eventos realizados pela Defensoria Pública mineira, a iniciativa representa um grande momento de cidadania e busca promover a regularização jurídica de casais que ainda não têm a união oficializada. Esta segunda edição irá celebrar a união de 31 casais inscritos. O primeiro casamento comunitário da DPMG no município ocorreu em 2009  

O Casamento Comunitário é mais uma das ações extrajudiciais de alcance social da Defensoria e oferece às pessoas de baixa renda a oportunidade de legalizarem sua situação civil, com isenção de taxas e emolumentos, e de realizarem o sonho do grande dia: a cerimônia nupcial, legitimando a vida conjugal, promovendo a inclusão social e resgatando a autoestima.  

O evento se destaca por proporcionar não só a proteção jurídica e garantia dos direitos civis da família e sucessões – em questões como pensão, auxílios, inventários, partilha e direito de herança -, mas a regularização de relações familiares, a valorização do afeto do casal e, consequentemente, da família, revelando-se importante fator de prevenção aos conflitos sociais.   

A iniciativa é organizada pela unidade da DPMG em Ipatinga, com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias da DPMG (CooProC).   

Parcerias   

A Defensoria Pública é a porta de acesso à Justiça dos cidadãos carentes e, devido a restrições orçamentárias, sempre busca o apoio de empresas e instituições com a intenção de viabilizar as ações desenvolvidas. E na cidade de Ipatinga, não foi diferente. Empresas e profissionais liberais abraçaram a causa para que o Casamento Comunitário marque essa fase na história de vida dos 31 casais.   

São eles e elas: Instituto Usiminas, Bistrô Du Lú – Cozinha e Afeto, James Festas e Ateliê, Aline Rinaldi – Maquiagem, Estética e Micropigmentação, Sociedade Auxiliadoras Femininas da IPB – SAF, Love To Care – SPA, Paradise Garden – Event Space, Feito com Amor Decorações, TOM – Escola de Música Tenente Oswaldo Machado, Ateliê – Alline Carvalhaes, Dominante For Mem, Fortune, Amor & Arte – KM, San Diego – SUITES – Ipatinga, Adelaide – Festas e Buffet, Aline Palhares – Fotografias, Dayane Gomes Santos Miranda – Maquiadora, Claudeny Maria Silva Maciel – Maquiadora, Gil Minogue, Pollyane Salgado, Nayara Nantes – Studio de beleza, Centro Cultural Municipal de Ipatinga, Prefeitura Municipal de Ipatinga e a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais – ADEP-MG.      

Cerca de 8.000 pessoas já oficializaram sua união por meio dos Casamentos Comunitários realizados pela DPMG, que acontece em Belo Horizonte e em unidades no interior desde 2009.  

Serviço:   

Casamento Comunitário – Ipatinga – MG   

Data: 3 de agosto de 2022 – 4ª feira  

Local: Teatro Zélia Olguin – Avenida Itália, 1890 – Bairro Cariru          

Horário: 19h  

próximo artigoPrefeitura de Ipatinga capacita profissionais de atenção básica sobre aleitamento materno
Artigo seguinteNeymar vai a julgamento na Espanha por fraude em contrato com Barça