Covid-19: Ipatinga inicia imunização de idosos acima de 90 anos

A SMS prevê a imunização de 957 pessoas com idades acima de 90 anos em Ipatinga e os centenários estão sendo os primeiros a receber a vacina

A Prefeitura de Ipatinga começou nesta quinta-feira (11), a imunização dos idosos de 90 anos acima, pertencentes ao grupo prioritário. Os primeiros a receber a vacina em casa foram quatro centenários do município. A senhora Izaltina Alves, de 112 anos é a pessoa com mais idade em Ipatinga e foi a primeira a receber a vacina. Foram vacinados ainda dona Isabel Amorim Lopes, de 103 anos e o senhor Aníbal José Machado, 101 anos.
A pioneira Ita Drumond, com 100 anos, viúva de um dos “emancipadores” de Ipatinga Raimundo AnícioDrumond, também recebeu a primeira dose.Zita Alves, médica e cunhada de dona Ita, agradeceu em nome da família o trabalho dos profissionais da Saúde e do Governo durante a pandemia. “Queremos agradecer aos profissionais da saúde que estão nessa linha de frente de combate a Covid e que se disponibilizam em atender nossos idosos nos próprios domicílios”, disse Zita.
Chegaram a Ipatinga mais 1490 doses de vacinas Coronavac para a nova etapa da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra à covid-19 no município.
A Secretaria Municipal de Saúde prevê a imunização de 954 pessoas com idades acima de 90 anos, cadastradas no sistema de saúde do município (SANITAS). A prioridade do grupo obedece às diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS). Em Ipatinga, 3.919 pessoas já foram imunizadas contra a covid-19.
O cronograma de vacinação das pessoas acima de 90 anos será cumprido por bairros, conforme abaixo.

ESCALA VACINAÇÃO IDOSOS A PARTIR DE 90 ANOS
QUINTA-FEIRA(18/02)
Nova Esperança
Vila Formosa
Limoeiro
Barra Alegre
Bom Retiro
Bom Jardim
Veneza
Parque das Aguas
Vila Militar
Jardim Panorama
Canaã

SEXTA-FEIRA (19/02)
Vale do sol
Vila Celeste
Bom Retiro
Esperança
Veneza
Caravelas
Vila Militar
Jardim Panorama
Canaã

SEGUNDA-FEIRA (22/02)
Bethânia
Cidade Nobre

Fases da vacinação em Ipatinga
Conforme protocolo do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a vacinação teve início com o grupo dos trabalhadores da saúde, começando por aqueles que estão atuando na linha de frente de assistência à covid-19 em hospitais e unidades de saúde.

No município, também já foram imunizadas pessoas com 60 anos ou mais que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI); pessoas com deficiência que vivem em Residência Inclusiva (RI), que é uma unidade ofertada pelo Serviço de Acolhimento Institucional, para jovens e adultos com deficiência, bem como os funcionários de tais instituições.
NOVA ONDA
A Secretaria de Saúde já está imunizando os trabalhadores da área da saúde de laboratórios (públicos e privados) e farmácias que realizam a coleta de amostras de covid-19, sendo necessário relatório da empresa – exceto setor administrativo; equipes de remoção de pacientes com suspeita de covid-19 (também necessário relatório da empresa) – exceto setor administrativo.
Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação. Entretanto, a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas pela Secretaria Estadual de Saúde.

SEQUENCIA DE VACINAÇÃO
Os riscos de agravamento e óbito pela covid-19 e de vulnerabilidade social foram considerados para a definição dos grupos prioritários.

Pessoas de 80 a 89 anos
Pessoas de 75 a 79 anos
Pessoas de 70 a 74 anos
Pessoas de 65 a 69 anos
Pessoas de 60 a 64 anos
Povos e comunidades tradicionais, ribeirinhas e quilombolas
Pessoas com comorbidades (conforme descrição no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19)
Pessoas com deficiência permanente grave
Pessoas em situação de rua
População privada de liberdade
Funcionários do sistema de privação de liberdade
Trabalhadores da educação
Forças de segurança e salvamento
Forças armadas
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviários
Trabalhadores de transporte aéreo
Trabalhadores de transporte aquaviário
Caminhoneiros
Trabalhadores portuários
Trabalhadores industriais

Mais informações podem ser acessadas no Informe Técnico da Secretaria Municipal de Saúde disponível no site da prefeitura (www.ipating.mg.gov.br).

Fonte: PMI