Os dados divulgados pela Secretaria de Governança da Saúde por meio da Unidade Básica de Saúde – UBS Santa Cruz, revelam gradual crescimento do serviço mês a mês, atingindo pico de quase 1500 atendimentos clínicos em setembro deste ano contra 960 no mesmo período de 2018 (Foto: divulgação/ PMCF)

O Corujão da Saúde, estratégia de acesso rápido ao socorro médico criado pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, atingiu no último mês de setembro o triplo de atendimentos de clínica médica e pediatria em comparação com abril de 2017, mês de implantação do programa. Os dados divulgados pela Secretaria de Governança da Saúde por meio da Unidade Básica de Saúde – UBS Santa Cruz, revelam gradual crescimento do serviço mês a mês, atingindo pico de quase 1500 atendimentos clínicos em setembro deste ano contra 960 no mesmo período de 2018. O gráfico mostra que foram 600 atendimentos a mais quando comparado com setembro de 2017 e em relação a abril de 2017, o número mais que triplica, 331 contra 1448.

Os atendimentos pediátricos também aumentaram na mesma proporção, subindo de 248 em abril 2017 para 772 em setembro de 2019. O corujão da saúde foi lançado com o objetivo de facilitar o acesso da população ao médico fora do horário comum de funcionamento da UBS. O horário estendido de atendimento até 22h facilita a vida de quem precisa de atendimento, mas não pode comparecer as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante o dia.

O Técnico de Enfermagem da Unidade Santa Cruz, Reinaldo Monteiro, diz que a orientação é que as pessoas passem pela triagem nas UBS e só procurem o corujão em caso de necessidade. “O que se vê é que as pessoas atendidas são realmente necessitadas. Muitas vem de longe, de outras regiões da cidade e isso nos deixa satisfeito saber que o Corujão fechou uma lacuna que existia na saúde”, afirma Reinaldo. A unidade tem dois pediatras e 2 clínicos gerais. Às 15h são distribuídas as senhas e às 15h30 começa a marcação dos atendimentos. No entanto quem chega mais tarde é atendido, mesmo que não tenha pegado a senha. Desde a implantação em abril de 2017, a administração municipal tem conseguido zerar as demandas reprimidas na Atenção Básica, garantindo mais qualidade no atendimento aos pacientes do SUS e agilizando as consultas em especialidades médicas por meio do Corujão de especialidades, que funciona na UBS Centro.

O Prefeito, Dr. Marcos Vinicius comemora os números e anuncia que a melhoria na saúde será completa com a inauguração da UPA, ano que vem. “O Corujão foi uma medida de emergência, a gente precisava fazer alguma coisa e tivemos a ideia de criar o corujão, mas agora temos que entender que a UPA vem ai e com ela, a medicina intermediária estará consolidada em Coronel Fabriciano” concluiu.

SERVIÇO

CORUJÃO CLÍNICO

UBS do Santa Cruz:  Rua Bolívia, 401.

16h às 22h

CORUJÃO DAS ESPECIALIDADES

UBS do Centro: Rua Alberto Scharlet, 154.

19h às 22h.

próximo artigoCharme e diversão na comemoração do Dia Internacional do Idoso em Ipatinga
Artigo seguinteAssembleia de Minas aprova Programa de Qualificação Profissional

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here