(Foto: divulgação/ PMT)

Os membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Timóteo participaram da última reunião em 2019 realizada na Secretaria de Educação, Esporte Cultura e Lazer. Na pauta, o balanço da atuação do órgão no ano e a análise do cardápio da merenda escolar de 2020. O novo cardápio foi aprovado por unanimidade. “Além de toda variedade de produtos, ele o cardápio foi calculado para atingir as necessidades diárias de cada aluno, para o período em que ele permanece na escola”, esclareceu a nutricionista Tathiane Ferreira Silva, coordenadora de Bem-estar e Saúde do Educando da Secretaria de Educação.

(Foto: divulgação/ PMT)

Em 2019, a merenda escolar de Timóteo avançou em qualidade e em segurança alimentar. “Em todos os aspectos houve avanços: na dinâmica de reuniões do CAE; na qualidade e fidelidade nas datas de entregas dos gêneros que compõem o cardápio; no diálogo com a nutricionista”, aponta a presidente do CAE, Maria Helena Teixeira Barcelos. Na avaliação da presidente, um dos maiores ganhos foi a aquisição de um veículo utilitário para melhorar o processo de distribuição da merenda e garantir mais segurança alimentar, com um transporte exclusivo para entrega dos gêneros da merenda escolar.

O município sediou o evento do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Instituto Federal Sul de Minas (CECANE/IFSULDEMIMAS), com a presença de várias cidades vizinhas para debater sobre agricultura familiar. “Foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e as demandas e ofertas de gêneros da agricultura familiar, auxiliando no processo de montagem da chamada pública para aquisição de produtos pela Prefeitura”, informou a conselheira do CAE Helena Andrade de Souza. 

Por sua vez, Nilza Bibiana dos Santos, conselheira e merendeira da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Timóteo, pontuou que, durante as visitas do CAE às escolas, puderam ver o andamento dos procedimentos e constatar que as merendeiras estavam cumprindo o cardápio, e, com isso, aperfeiçoando o uso dos gêneros. 

A conselheira Danielle Fernanda Santos Silva, merendeira da Escola Municipal Limoeiro, relatou que, este ano, a inserção de novos alimentos deixou o cardápio ainda mais nutritivo. “Os alunos amaram a rosquinha de nata”, frisou, acrescentando a necessidade da oferta, em 2020, de mais treinamentos para os profissionais sobre armazenamento, manuseio e preparo de uma merenda de qualidade.

Outro ponto bastante satisfatório, em 2019, foi o fato da Prefeitura de Timóteo ter conseguido alcançar a quantidade mínima de aquisição de gêneros da agricultura familiar, de acordo com a Lei 11.947, de 16 de junho de 2009. Foi o primeiro ano que o município atingiu a meta que determina que no mínimo 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao PNAE deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. “Nosso objetivo é aumentar o percentual e fomentar ainda mais os agricultores familiares da nossa região”, expôs Tathiane Silva.

Conselho

O Conselho de Alimentação Escolar é o órgão responsável por acompanhar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), executando e fiscalizando a disponibilidade e a aplicação dos recursos financeiros destinados à alimentação escolar, em especial os recursos federais aplicados no programa. O CAE é composto por oito membros, entre titulares e suplentes, representantes de pais de alunos, profissionais da educação, sociedade civil e governo. 

próximo artigoCrianças recebem brinquedos doados de construtora em Antônio Dias
Artigo seguinteTrio de arbitragem do Catar vai apitar final Flamengo x Liverpool