Congresso Internacional reúne pesquisadores em Fabriciano para debater atividade física e saúde como políticas públicas

Comecou nesta sexta (12) até segunda-feira, 15/11, Coronel Fabriciano é o polo da Saúde e Atividades Físicas de Minas Gerais, e quiçá do Brasil. Cerca de 100 congressistas de renomadas instituições da área de diversas partes do Brasil e do mundo estão no município para o I Congresso Internacional do Programa Mexa-se.

Abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12/11, no auditório do Paço Municipal da Prefeitura de Coronel Fabriciano com a participação de autoridades, professores e alunos do programa Mexa-se Fabriciano, profissionais, estudantes e interessados das áreas centrais do evento.

O objetivo do Congresso do Mexa-se é promover um amplo debate sobre atividade física como políticas públicas em saúde, educação e assistência social. Durante quatro dias, serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas, cursos e muita troca de saberes e experiências entre os cerca de 600 inscritos.

Representando o prefeito Dr. Marcos Vinicius, o vice-prefeito, Sadi Lucca, deu as boas-vindas aos participantes. “Estamos muito felizes em receber um Congresso dessa magnitude e poder compartilhar um pouco da nossa experiência com o Mexa-se. O programa foi implantado a cerca de quatro anos com resultados bastante efetivos. É uma oportunidade muito rica de troca para todos”, resumiu.

ATIVIDADE FÍSICA COM POLÍTICAS PÚBLICAS

Coronel Fabriciano é destaque em políticas públicas de prevenção e promoção da saúde com o Programa Mexa-se. Implantado há cerca de quatros anos, a iniciativa oferta atividade física com acompanhamento do educador físico com apoio de nutricionistas e psicólogos. Hoje, o programa funciona em 13 polos com cerca de 3,7 mil alunos no município. Em Minas Gerais, o Mexa-se já foi adotado por 14 cidades, também com bons resultados na saúde da população.

“O Congresso é voltado para discutir, ampliar e fortalecer as ações de saúde coletiva, tanto para prevenção quanto promoção da saúde. É um momento importante compartilhar conhecimento e práticas exitosas, sobretudo, neste momento pós-covid em que as pessoas precisam restabelecer a sua saúde física, mental e social. Temos colhidos excelentes resultados com o Mexa-se em nossa cidade e é um exemplo a ser aplicado em outros locais”, resume o secretário de governança de Saúde de Fabriciano, Ricardo Cacau.

PESQUISADORES E INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS

O evento também trouxe à cidade pesquisadores e representantes de instituições internacionais de esportes e medicina, saúde e áreas afins. Dentre elas, a PHD Nicole Keith, vice-presidente do American College of Sports Medicine (Colégio Americano de Medicina Esportiva), com sede em Indianápolis (EUA). A instituição, que é uma das mais respeitadas do mundo nessa especialidade, com mais de 50 mil membros e profissionais certificados em 90 países.

“Este Congresso é um momento importante, pois permite uma troca de conhecimentos e experiências em saúde, comportamento e como as pessoas podem agir a partir da prática esportiva. Iniciativas similares ao programa Mexa-se têm sido aplicadas em outros 70 países com resultados positivos e ajudando as pessoas em todo o mundo a viver vidas mais longas e saudáveis”, contextualiza a pesquisadora.

Já o professor Dr. José Jacinto Vasconcelos Raposo, catedrático da Universidade do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), ressalta o diferencial do programa em curso em Fabriciano, “que é um exemplo a ser aplicado”. “O Mexa-se é um programa revolucionário, pois integra à promoção da saúde às políticas públicas e com impacto social. Hoje, são outros países que vêm aprender com o Brasil e com o município de Fabriciano”, destaca.

PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO

O Congresso Internacional do Mexa-se acontecerá em três pontos da cidade: auditório da Prefeitura, no Centro; salão de Eventos do Hotel Metropolitano, no Santa Helena e Campus I do Unileste-MG, no Caladinho. Toda a programação também é transmitida on-line e ao vivo pelo canal do youtube da Prefeitura de Fabriciano e facebook do Mexa-se Fabriciano (fabricianomexase).

O encontro é realizado pelo Programa Mexa-se Brasil, presente em 14 cidades – incluindo Fabriciano – em parceria com a Prefeitura de Coronel Fabriciano. O evento tem o apoio do governo federal, por meio dos Ministérios da Cidadania e Especial de Esportes, do Conselho Regional de Educação Física (CREF) – 6ª Região e Associação Mineira dos Municípios e parcerias de instituições de ensino do Brasil e do mundo.

A programação completa, com relação de participantes e currículos, está disponível no site www.congressomexase.com.br.

próximo artigoSantinhas do Pau Oco estão de volta ao teatro em Ipatinga com “A noite da comédia”
Artigo seguintePrefeitura anuncianovos horários para várias linhas de ônibus