Avenida 28 de abril, Centro, Ipatinga. Imagem: Alexandro Martins

Em reunião realizada na tarde deste quinta (22/11), o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga (SECI) assinou com o sindicato patronal a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que regulamenta o horário de funcionamento do comércio lojista no mês de dezembro. Com base nesse documento, as lojas funcionarão na semana que antecede o Natal, de 17 a 21/12 (segunda a sexta-feira), no horário de 9h às 20h. No sábado (22/12), as lojas abrem às 9h e fecham às 18h. No domingo (23/12), o comércio funcionará de 9h às 13h. Já na véspera do Natal (24/12), as lojas fecham às 18 horas.

Para que os comerciários possam compensar as horas extras desse período, o comércio funcionará de 13h às 19h nos dias 26/12/18 e 02/01/19. As lojas ficam fechadas também nos dias 04; 05 e 06/03/19 (segunda-feira em homenagem ao Dia do Comerciário comemorado em 30 de outrubro; Terça-feira de Carnaval e quarta-feira de Cinzas). Outra compensação que o SECI conquistou para os comerciários este ano foi uma remuneração de R$90,00 pelo trabalho no domingo que antecede o Natal (23/12). Nos outros domingos de dezembro, o setor lojista está proibido de abrir.

De acordo com Antônio Ademir, diretor do SECI, as lojas não podem utilizar a mão de obra dos empregados fora desse horário nem dar as folgas em dias diferentes do convencionado. “O Sindicato consultou a categoria que autorizou negociar, já que é um período favorável às vendas, mas reivindicou alguns itens como folgas, intervalos e fornecimento de lanche, por exemplo. Agora as empresas devem cumprir o que ficou acertado entre nós e os representantes dos lojistas. Caso contrário, poderão ser multadas no valor de um salário comercial por empregado prejudicado”.

Fonte: SECI

próximo artigoCENIBRA denuncia retiradas indevidas de madeiras de suas propriedades
Artigo seguintePMI abre inscrições para seleção de médico e técnicos de enfermagem