Comunidades Quilombolas são vacinadas contra covid-19 em Antônio Dias

Moradores de duas comunidades quilombolas foram vacinadas contra a covid-19, em Antônio Dias. No sábado (10), em uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Imunização, e em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, foi realizada a vacinação na Comunidade Quilombola do Baú e na Comunidade Quilombola do Indaiá.

As comunidades quilombolas fazem parte do atual grupo prioritário definido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Nas duas comunidades de Antônio Dias, foram vacinados cerca de 170 moradores com a vacina da Aztrazeneca/Fiocruz. Foram enviadas, pelo Ministério da Saúde, doses especificas para imunizar o público alvo a partir dos 18 anos. Uma operação especial foi montada com uma equipe multiprofissional de Técnicos de Enfermagem, Agentes de Saúde,  Recepcionistas, Historiador, que se deslocou até as localidades para uma melhor operacionalização da aplicação da vacina.

Para o líder quilombola Jesus do Rosário morador do Indaiá e que é presidente da Federação das Comunidades Quilombola de Minas Gerais (N’Golo): “O momento é único e especial, pois é mais uma conquista para a comunidade que tem um histórico antigo de luta por direitos”.

Já para o Chefe de Seção e Historiador Hálesi Carvalho: “A Vacinação destas comunidades tradicionais, representa a luta pela proteção dos povos quilombolas, garantindo-lhes seus direitos, e são gotas de esperança em meio ao caos que tem se instalado no País e no Mundo devido a Pandemia”.

próximo artigoVacinação contra a gripe tem início com crianças e grávidas na primeira fase da campanha
Artigo seguinteAnvisa tem 30 dias para decidir sobre importação de Sputnik V