Na manhã do ultimo domingo, 27, em reunião na Escola Maria Rosa de Oliveira na Comunidade do Achado, com a presença da Prefeita Luzia de Melo, os moradores da região foram comunicados oficialmente por técnicos da Copasa, que fossas rurais com tecnologia TVAP serão implantadas em suas propriedades. A demanda foi apresentada pelos moradores em encontro realizado na mesma escola no ano passado.

A iniciativa aprovada pelo Coletivos Locais de Meio Ambiente – COlMEIA, integra as ações do projeto Pró- Mananciais que desenvolve no município uma série de atividades voltadas para a preservação do meio ambiente.

Neste primeiro momento serão feitos cercamentos de mata ciliar ou área de Preservação Permanente – APP, numa extensão de 9.725m², 9.360 mudas serão plantadas, melhoramento de 15 km de estradas vicinais, bebedouros para dessedentação de animais e a construção de 46 fossas rurais com a tecnologia TVAP.

Todo trabalho é fruto de uma grande parceria que envolve a Prefeitura, Emater, Copasa e diversas empresas do município. A construção das fossas será de responsabilidade da Copasa, sem custos para os moradores. Já a manutenção das fossas ficará a cargo dos proprietários que serão capacitados para isso. 

Os moradores que receberão as benfeitorias este ano são aqueles que se inscreveram no programa m em 2018. Segundo o departamento de Meio Ambiente,  os moradores da zona rural que se interessarem pela implantação das fossas deverão se inscrever neste ano, sendo contemplado em 2020.

Para que a técnica de evapotranspiração ou sistema TVAP, como é conhecido funcione, é preciso construir um tanque de cimento similar a uma fossa séptica. No local, são colocados pneus e tubulações, com origem nas casas, por onde passa o esgoto. Sobre a estrutura são plantadas bananeiras. Usando a técnica, os rejeitos produzidos pelos moradores caem na caixa. O material sólido é retido pelos pneus e decomposto por bactérias. Já o líquido é absorvido pelas plantas, sendo transformando em biomassa (tronco, folhas e frutos da planta).

Fonte: Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso

próximo artigoRoubo a supermercado no bairro Esperança em Ipatinga
Artigo seguinteDesaparecimento do avião de Emiliano Sala completa uma semana de mistério