Plantio de eucaliptos, em propriedades da Cenibra. Foto: Luiz Nunes

A empresa Celulose Nipo-Brasileira S. A. (CENIBRA), localizada em Belo Oriente (MG) é uma das maiores produtoras de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto. A empresa possui propriedades em 54 municípios do Estado. No total, maneja uma área de 254 mil hectares, sendo 51% de plantio de eucalipto; 41% de área de Preservação Permanente e Floresta Nativa; e o restante em áreas destinadas para infraestrutura e outros.

Dentre os diversos desafios estratégicos e operacionais de se administrar um empreendimento de proporções territoriais extensas, está a prevenção e combate a invasões, turbações de posse, furto de madeira e incêndios florestais.

Neste sentido, a CENIBRA informa que possui áreas que são objetos de processos judiciais de Reintegração de Posse e Interdito Proibitório, das quais madeiras foram retiradas de forma indevida, transportadas e comercializadas com empresas em que a atividade fim ou o processo de produção envolve uso de madeira direta ou indiretamente. Para a comercialização, os suspeitos utilizaram Notas Fiscais emitidas com base em documentação irregular no que concerne à procedência da madeira, uma vez que se trata de objeto de propriedade da CENIBRA. A situação está em fase de investigação pelas autoridades competentes.

Com o presente comunicado, a CENIBRA alerta às empresas da região para que fiquem atentas quanto à procedência da madeira porventura adquirida e comunique à CENIBRA em caso de dúvidas ou mais informações.

Canais de Comunicação com a Cenibra:

Tel: 0800 283 3829

Fale Conosco

próximo artigoVítima de sequestro no Banco Sicoob em Ipatinga é libertada
Artigo seguinteConfira o funcionamento do Comércio em Ipatinga, neste Natal