Cemig registra aumento no número de atendimentos por meios digitais em 2019

Modalidade digital representou mais de 60% dos atendimentos (Foto: divulgação)

A Cemig registrou aumento de 46% no número de atendimentos realizados por meio dos canais digitais em 2019. Foram 38 milhões de interações em 2019 contra 26 milhões no ano anterior. Somente nos últimos 12 meses, os atendimentos digitais representaram 62% dos contatos para serviços e soluções.

A Cemig disponibiliza seis opções de canais de atendimento digitais: o aplicativo Cemig Atende, a agência virtual Cemig Atende Web (disponibilizado no endereço https://atende.cemig.com.br), o SMS e os aplicativos de mensagem Telegram e Whatsapp. Nas agências, a Cemig disponibiliza também a opção de autoatendimento via Totem. Os serviços mais utilizados pelos clientes no ambiente digital foram segunda via de conta e histórico de consumo que juntos somaram 23,5 milhões de atendimentos no ano passado.

Nos últimos anos, esse tipo de serviço tem crescido muito e, de acordo com a analista de processos comerciais da Cemig Vivian Magalhães, a expectativa é de que o atendimento pelos canais digitais aumente ainda mais, devido à inserção dos dispositivos móveis na vida das pessoas.

“A tecnologia está inserida em nossas vidas. Hoje, os smartphones, tablets e notebookscom acesso à internet estão disponíveis para um grande número de pessoas. Dessa forma, torna-se possível realizar solicitações com agilidade e rapidez sem a necessidade de se deslocar até as agências de atendimentos da Cemig”, afirma Vivian.

No aplicativo Cemig Atende, os principais serviços utilizados pelos clientes são referentes à consulta de débitos, obtenção de segunda via de fatura, acesso ao histórico de contas, envio de leitura, consulta ao histórico de atendimentos e alerta sobre falta de energia. O aplicativo está disponível para aparelhos que possuem os sistemas operacionais Android e IOS.

Outro canal disponível para o cliente é a Agência Virtual, que possibilita ao cliente a solicitação de inúmeros serviços, dentre os quais: segunda via de conta, histórico de contas, histórico de leitura e faturamento, religação, troca de titularidade, ligação nova, informar leitura, aviso de falta de energia, e ainda, cadastro de recebimento de fatura por e-mail e atualização dos meios de contato.

Os clientes da Cemig têm todos esses canais de atendimento para retirar a segunda via, mas o jeito mais fácil de receber a conta de luz é por e-mail.  “Recebendo a fatura digitalizada, o cliente evita atrasos na entrega da conta e consequentemente tem um prazo maior para pagamento. Ao solicitar essa modalidade, o cliente conta também com mais privacidade, já que a fatura por e-mail não corre o risco de ser extraviada, os dados ficam mais seguros e menos expostos. O arquivamento em meios digitais é mais fácil, além de não ocupar espaço físico”, destaca  Vivian Magalhães

Telegram
Além de todas essas funcionalidades, a Cemig proporciona também o atendimento ao cliente por meio de aplicativos de troca de mensagem. No Telegram, o cliente pode acessar três serviços: segunda via de conta, informe de leitura e aviso de falta de energia. Basta procurar a Cemig dentro do aplicativo ou adicionar o contato @CemigBot. Logo em seguida, será enviada uma mensagem de boas-vindas com a solicitação de cadastro da instalação.