Meta nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% do público-alvo. Contudo, resposta ainda está aquém das expectativas em todo o país. Em Ipatinga, contingente de vacinados é de 58%.

Termina nesta sexta-feira, 30 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta do Ministério da Saúde é vacinar em todo o país 95% do público-alvo, crianças com idades entre um e quatro anos. Contudo, até esta quarta-feira (28), a média nacional era de 54%. Em Ipatinga, embora a cobertura esteja acima da média do país, com 59% das crianças vacinadas, a adesão ainda é considerada insatisfatória pela Secretaria Municipal de Saúde.

Até agora, na cidade, cerca de 7 mil doses contra a paralisa infantil foram aplicadas. A meta estabelecida é a imunização de 12.405 crianças.

“Desde o início da pandemia, no município, assim como em todo o país, o índice de procura pelas vacinas nos postos de saúde é baixo. É importante que os pais e responsáveis saibam que as doses são aplicadas gratuitamente e que a imunização das crianças impede a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil, além de outras doenças que contemplam o calendário de multivacinação”, observa Bruna Chaves, gerente da Vigilância Epidemiológica no município.

Além da Campanha Nacional contra a Poliomielite, vem sendo empreendida no país a Multivacinação. Toda criança com menos de cinco anos precisa ser vacinada contra a paralisa infantil. A ação também busca proteger jovens,  menores de 15 anos, com os seguintes imunizantes: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Todas as vacinas estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualização de vacinas

Em Ipatinga, as doses estão disponíveis nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), no período de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Para atualizar a caderneta de vacinação e vacinar contra a poliomielite é necessário que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para a conferência das doses aplicadas e atualização da situação vacinal.

próximo artigoProjeto “Além dos muros” difunde práticas e talentos de escolas de Ipatinga em ambientes comunitários
Artigo seguinteEleições 2022: confira a ordem de votação na urna eletrônica