“Caminhão Conhecendo os ODS” chega a Ipatinga neste sábado

Com parceria da Prefeitura, ação gratuita focada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável será realizada no Parque Ipanema, a partir das 8h

A cidade de Ipatinga vai receber no próximo sábado (3), a partir das 8h, no Parque Ipanema, o “Caminhão Conhecendo os ODS”. Trata-se de uma grande mostra de atividades itinerantes, que viaja do norte ao sul do país levando informações e ações sobre os “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. O circuito abrange 13 cidades, em sete estados brasileiros, e a Prefeitura de Ipatinga é uma das instituições parceiras da iniciativa, que é realizada pela Ecotransforma e NTICS Projetos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ISA CTEEP.

São esperadas cerca de 4 mil pessoas na visitação às exposições em Ipatinga. A participação é gratuita e a programação completa está disponível no site: www.conhecendoosods.com.br/caminhao

Serão montadas 13 tendas no Parque, uma para cada ODS, com oficinas, atividades práticas, realidade virtual, exposições, rodas de conversa, trocas de experiência, bate-papos, vídeos interativos e dezenas de outras atrações dentro e fora do caminhão, além de talks para empresas, universidades e instituições debaterem o que já existe e o que ainda precisa ser feito dentro de cada cidade, estado e país.

“A Prefeitura tem orgulho de ser parceira em iniciativas que atuam com foco na sustentabilidade, levando educação, conhecimento e entretenimento para a comunidade ipatinguense”, diz o prefeito Gustavo Nunes.

“Para nós, é extremamente importante e gratificante apoiar projetos como esse, que está totalmente alinhado com o nosso compromisso em responder aos desafios globais expressos na Agenda 2030 da ONU”, pontua Ana Carolina David, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ISA CTEEP, empresa concessionária de transmissão de energia elétrica brasileira.

Ações preparatórias para o evento de sábado foram realizadas durante a semana em 25 escolas municipais. Cerca de 4 mil alunos receberam as oficinas do “Esquenta ODS nas Escolas”, com atividades de pintura em tela que também farão parte de uma exposição neste fim de semana, no Parque Ipanema.

A cidade de Ipatinga é a primeira da região sudeste a receber o projeto. Os próximos destinos serão Vespasiano e São Paulo, em 10 e 17 de setembro, respectivamente.

Sobre o projeto

O “Caminhão Conhecendo os ODS” integra o Programa Conexões Para o Desenvolvimento, da ISA CTEEP, que capitaliza e direciona os recursos incentivados para projetos relacionados à educação. O projeto busca ampliar o debate sobre as 169 metas dos 17 ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) junto a professores e alunos da rede pública de ensino e toda a população de Ipatinga e região.

“Chegamos em um momento que todos devemos nos unir para a regeneração deste planeta que habitamos. Desde 2017, criamos a iniciativa Conhecemos os ODS que conta com o Caminhão ODS, o qual leva formas práticas para as pessoas colocarem os ODS em suas vidas”, explica Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

A iniciativa conta com parceiros como Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Escola da Integridade, Pacto Global, WFP – Programa Global de Alimentos, ONU Habitat, ONU Mulheres, Refúgio 343, Kornerz, SB Sustainable Business Solution, além do renomado artista Ciro Palomino. Para a edição de Ipatinga, o evento terá como parceiros as secretarias de Educação e Serviços Urbanos e Meio Ambiente, além de instituições como a cooperativa Consul, Faculdade Doctum, T&M Energia Solar, Instituto de Recursos Avançados – IBRA, Associação dos Artesãos de Ipatinga e Instituto Ensinar Brasil, entre outros. 

Serviço

Caminhão Conhecendo os ODS

Data: 3 de setembro

Horário: 8h às 15h

Local: Parque Ipanema, av. Burle Marx, s/n

Programação: www.conhecendoosods.com.br/caminhao

próximo artigoMotociclista perde o controle da moto e cai em galeria em Ipatinga
Artigo seguinteMusical “Clube da Esquina – Os Sonhos não envelhecem” chega a Ipatinga nesta sexta