Foi aprovado, em segunda votação, nesta terça-feira (31), o projeto de lei que garante reajuste de 6,63% para os servidores públicos municipais da ativa e os aposentados, além dos cargos comissionados. O percentual é referente ao acréscimo de 4,48% relativos às perdas com base no Índice Nacional dos Preços ao Consumidor (INPC) mais 1,52% de ganho real. Ficaram de fora do reajuste anual, os agentes políticos: prefeito e vice, secretários municipais e procurador-geral.

Votação à distância

Foi instituído, nesta terça-feira (31), o sistema de votação remota para os parlamentares, em razão da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o Decreto Legislativo 03/20, as sessões ocorrerão dessa forma durante o tempo que durar a calamidade pública. O objetivo é proteger tanto os parlamentares, como os servidores e imprensa.

“Este sistema consiste em solução tecnológica que viabiliza a discussão e votação de matérias que estejam tramitando no Poder Legislativo, a ser usado exclusivamente neste momento da pandemia, ou situação de força maior”, explicou o presidente Jadson Heleno.

Desenvolvido pelos técnicos de informática da Casa e sem custo para o erário, o sistema foi testado e estima-se que a próxima reunião de vereadores já seja remota.

A programadora de sistemas da Câmara, Carla Priscila de Morais Mendes explica que, para garantir a organização da votação com o novo sistema, os vereadores serão informados 24 horas antes, e só precisarão estar conectados por meio de dispositivo eletrônicos, como telefones celulares ou notebook, com acesso à internet.

“Será no mesmo formato de áudio, vídeo, com uso de fala, tudo como em uma reunião presencial, com transmissão para as redes sociais da Casa pelos mesmos canais no Youtube e Facebook, para que a população acompanhe em tempo real’, disse Carla Priscila.

Cada parlamentar votará de forma nominal, sim ou não.  

Mais Tecnologia – Ainda nesta terça feira, parlamentares aprovaram Projetos de Resolução 05 e 06 de 2020 que regulamenta a licitação na modalidade pregão também de forma eletrônica. Considerando o mesmo princípio da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência que regem a administração pública.

Já o PR 05/20 Instituiu o Diário Oficial Eletrônico do Poder Legislativo de Ipatinga por meio do endereço eletrônico www.camaraipatinga.mg.gov.br

As publicações atenderão aos requisitos de autenticidade, validade jurídica, integridade e interopelabilidade da infraestrutura de chaves públicas brasileira (ICP Brasil)

 O presidente da Câmara explica que isso resultará em economia para os cofres, haja vista que algumas publicações serão feitas apenas no Diário Eletrônico da Câmara de Ipatinga”, disse.

próximo artigoIpatinga tem 1.112 casos suspeitos de coronavírus
Artigo seguinteContação de história e comédia no “Em Casa com o Instituto Usiminas”