Foto destaque: Vereadores recebem representantes da Usiminas, na sala da presidência, na manhã desta segunda-feira (18).

Desenvolvimento de Ipatinga e meio ambiente foram os assuntos mais discutidos durante o encontro

O vice-presidente da Usiminas, Américo Ferreira Neto, acompanhado por técnicos da empresa, fez uma visita de cortesia nesta segunda-feira (18) à Câmara Municipal de Ipatinga. Recebido pela Mesa Diretora, na sala da presidência, a pauta do encontro foi o desenvolvimento da cidade de Ipatinga.

O presidente da Câmara, Toninho Felipe (Cidadania), reafirmou o compromisso da Casa com a Usiminas e disse que o legislativo está de portas abertas para apoiar novos projetos.

“O objetivo dessa reunião é estreitar os laços entre a siderúrgica e o poder público. A Usiminas é a maior empresa da nossa região e ainda gera muito emprego e renda, portanto precisamos ter um bom relacionamento”, ressaltou o presidente.

Meio ambiente

O presidente e o vice-presidente da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente, os vereadores Adiel de Oliveira (PMN) e Ley do Trânsito (PSD), respectivamente, se mostraram interessados na política de sustentabilidade da empresa.

“Vimos que, no mês de dezembro, a Usiminas reafirmou um novo compromisso com o Ministério Público. No documento, a siderúrgica assumiu um acordo de reduzir ao longo de 2021 o volume de partículas geradas pela operação da fábrica entre 25% e 35%. Isso algo de grande relevância para a nossa comunidade”, ressaltou o vereador Ley.

Hoje, já existem seis estações de monitoramento instaladas ao redor da Usina. A empresa prevê a instalação de mais três nos bairros Iguaçu, Horto e Bela Vista.

O objetivo das estações de monitoramento é trazer mais informações de qualidade e quantidade, no que diz respeito às partículas.

Em setembro, a Usiminas reforçou o monitoramento ambiental da Usina de Ipatinga, com a criação da sala de operações integradas da Central de Monitoramento Ambiental. O espaço reúne, em um mesmo local, o acompanhamento das emissões atmosféricas advindas do processo produtivo e também os resultados aferidos pelas redes de monitoramento de qualidade do ar e partículas sedimentáveis mantidas pela empresa em diferentes pontos de Ipatinga e da Usina.

“Essas ações que nos foram apresentadas, desenvolvidas pela Usiminas, só mostra o quanto a empresa está focada em melhorar a qualidade de vida da população. Vamos caminhar juntos”, disse o presidente da comissão, vereador Adiel Oliveira.

Também esteve presente na reunião o vereador Zé Terez (PL), 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara.

próximo artigoZema diz que toda a população mineira será vacinada até o meio do ano: ‘com certeza’
Artigo seguinteGoverno de Ipatinga reúne lideranças e representantes do Comércio para tratar de ações de combate à Covid-19