Passada as eleições municipais, em outubro de 2020, muitos eleitores buscam a regularização da situação junto à justiça eleitoral. Em virtude disso, o Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), da Câmara de Ipatinga, vem recebendo inúmeras demandas direcionadas ao órgão eleitoral. Porém, não compete a Câmara tal regularização. Entretanto, em virtude da pandemia e considerando o elevado risco de contágio na realização dos procedimentos o TRE decidiu suspender as atividades presenciais. Contudo, os atendimentos seguem sendo realizados pelo site do Tribunal. Inclusive, serviços como a transferência de domicílio eleitoral e regularização de dados.

“Percebemos um substancial aumento nas solicitações desses serviços desde as eleições. Basicamente todos os serviços foram migrados para o site ‘tre-mg.jus.br’, através da plataforma ’Título Net”. Nessa plataforma é possível transferir, tirar ou regularizar o documento. Ainda no ambiente digital, no aplicativo e-titulo e também no site, as pessoas conseguem emitir certidões e a guia para o pagamento de multas. Com essa possibilidade, possibilita a resolução dessas demandas por meio do aparelho celular. Por fim, ressalto que, em caso de dificuldades, o CAC permanece à disposição da população”, disse o Gerente do centro, Tadeu Figueiredo.

As informações de atendimento foram repassadas ao CAC pelo chefe do Cartório Eleitoral da Zona 131, Leonardo Oliveira. “Estamos atendendo a todas as demandas, sem nenhuma exceção, mas tudo de forma virtual para garantir a segurança de nossos usuários. Além das plataformas no site, outras dúvidas podem ser encaminhadas para os e-mails da justiça eleitoral conforma a Zona de votação do cidadão. Os e-mails são o: [email protected];
[email protected]; [email protected]”, informou Leonardo.

CAC

O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), equipamento da Câmara de Ipatinga, é responsável por levar à população informações sobre seus direitos e assessorá-la na busca de soluções para os problemas jurídicos e sociais. Além de atender com diversos outros serviços como: isenção de taxas para emissão de carteira de identidade, certidão de nascimento e óbito.

Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, o atendimento à população tem sido feito mediante agendamento. Para entrar em contato com o CAC, o cidadão deve ligar para o telefone (31) 3829-1230.

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