(Foto: divulgação)

A Biblioteca Municipal  Zumbi dos Palmares, promoveu nessa terça-feira (19) uma série de ações em alusão ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado no dia 20/11. A iniciativa abre programação da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), que no decorrer da semana ainda promoverá mais alguns eventos voltados para a causa.

Pela manhã,  houve uma “sessão de cinema”, com direito  pipoca e refrigerante. O filme exibido foi ‘Besouro’, que conta a história do mestre de capoeira e ex-escravo Manoel Henrique, resistente contra abusos dos grandes fazendeiros em sua época. Já na parte da tarde, foi realizada uma contação de histórias e aconteceu uma oficina de bonecas Abayomi com o grupo HistoriArte.

Para a gerente da biblioteca Cintia Soares, é importante para a repartição dar o ponto de partida no Dia da Consciência Negra, uma vez que o local leva o nome de um dos grandes heróis e símbolo da liberdade e reconhecimento dos negros. “Nossa biblioteca leva o nome do grande ícone da causa negra que foi Zumbi dos Palmares. Então, nada mais justo que celebrar este dia, pois é muito importante conscientizar a população para que não haja nenhum tipo de discriminação racial” enfatizou.

As atividades relativas ao dia da consciência negra serão encerradas no domingo (24), com o Dia da Diversidade Cultural de Ipatinga, em cumprimento ao Plano Municipal de Cultura, que terá várias atrações musicais e outros gêneros artísticos que serão realizadas de 10h às 18h, dentro da programação do “Domingo no Parque”, no Parque Ipanema.

próximo artigoQueda de barreira impede tráfego entre GV e Guanhães
Artigo seguinteCâmara de Ipatinga cassa mandato do vereador Gilmarzinho
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários