Aniversário e Dia Nacional do Livro será lembrado com Agenda Cultural (Foto: divulgação/ PMT)

A Biblioteca Pública Municipal “Raquel Pacífico Drumond” completa 48 anos dia 11 deste mês, prestando relevantes serviços socioculturais à comunidade. Para comemorar a data e o Dia Nacional do Livro – celebrado em 29 de outubro, a instituição promoverá uma agenda  artístico-cultural, de 11 a 14 de novembro.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 11, às 19h, com a presença de autoridades e lideranças culturais e comunitárias. “Nossa programação tem como objetivo resgatar a memória histórico cultural da biblioteca, fomentando sua vocação social, reforçando-a como espaço de  conhecimento, manifestações artísticas e culturais, bem como instrumento de inserção social”, avalia Eva Eulália Teixeira, coordenadora da Biblioteca Municipal.

A agenda cultural terá como público alvo os alunos das escolas municipais de Timóteo do 5º ao 9º ano e das séries iniciais. A pauta cultural oferecida possibilitará vivências e interação com a arte e cultura. “Vamos apresentar nosso espaço e os serviços oferecidos à comunidade, de forma a estimular a ampliação de nosso público. Com certeza, por motivos diversos que vão de desconhecimento à dificuldades de locomoção, muitas crianças não conhecem ou ainda não vivenciaram as atividades artísticos culturais  oferecidas pela Biblioteca”, expõe Eva Eulália.

Programação

A cerimônia de abertura contará com apresentação musical (voz e violão), intervenções culturais e a Tenda Literária, que terá a noite de autógrafos da  escritora Luciana Silveira Assunção, com o lançamento da obra “Davi quer ser bombeiro para salvar o mundo inteiro” em Timóteo. A Agenda Cultural será realizada de 12 a 14 de novembro, nos horários de 8h às 10h e de 14h às 16h, com a apresentação de histórias teatralizadas e contadas.

Biblioteca

A Biblioteca “Raquel Pacífico Drumond” foi criada por meio da Lei municipal nº 348, de 11 de novembro de 1971, e recebeu este nome em homenagem a uma das primeiras professoras do município. Quando começou, o espaço contava com um acervo de 720 livros. Atualmente, a biblioteca conta com cerca de 30.000 livros, 15.300 sócios leitores inscritos e atendimento de aproximadamente 900 leitores por mês.

Além de serviço de empréstimos, pesquisa e telecentro, a biblioteca tem à disposição livros infantojuvenil, didáticos e literatura diversa, assinatura de jornal, revistas, hemeroteca, internet e exemplares em Braille. O local conta ainda com um cantinho infantil, com gibis, joguinhos e livros infantis.

próximo artigoCemig é condenada a indenizar em R$ 8 mil a mãe de debutante por danos morais
Artigo seguinteGoverno de Minas Gerais ameaça transferir alunos de escolas estaduais para o Município de Timóteo assumir