Belo Oriente – Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de prevenção contra o Aedes Aegypti

imagem ilustrativa

A Prefeitura de Belo Oriente por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem realizado diversas ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses, como a chinkungunya e a zika vírus.

Mesmo neste período de pandemia provocada pela Covid-19, os agentes de endemias estão em alerta e realizando um trabalho preventivo para manter o controle da dengue e outras arboviroses neste momento onde o calor e umidade são propícios para a proliferação da larva do mosquito Aedes Aegypti.

A equipe da Vigilância Ambiental e Epidemiológica tem realizado visitas nas residências e lotes vagos para remoção de possíveis criadouros de larvas de Aedes Aegypti. Durante as visitas às casas, os agentes de endemias tem orientado a população sobre os cuidados para se evitar a proliferação das larvas do mosquito. No mês de dezembro de 2020, também foi realizado a aplicação do fumacê em todo o município.

Boletim Epidemiológico

No ano de 2020, Belo Oriente registrou 495 casos suspeitos de Dengue, destes, foram 96 casos confirmados por critério laboratorial, também foram registrados 41 casos suspeitos de Chinkungunya e um caso confirmado, não houve casos registrados de Zika.  Estes são dados da Vigilância Epidemiológica de Belo Oriente, do dia 29 de dezembro de 2020.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Ranieri Prado, apesar de estarmos passando pela pandemia provocada pela Covid-19, a população não pode se descuidar dos cuidados para se evitar a dengue e outras arboviroses provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

“Além dos cuidados que devemos ter neste momento que estamos enfrentando com a pandemia provocada pelo Novo Coronavírus, não podemos nos descuidar da prevenção contra a dengue. Ações simples como tampar a caixa d’agua, não deixar água nos vasos de plantas, e deixar garrafas viradas com a boca para baixo, podem contribuir para se evitar a proliferação do mosquito”, orienta o secretário.