Com o objetivo de contribuir  com a formação  de profissionais e estudantes  das áreas de saúde, assistência social, educação, direito e outros campos afins, acerca das práticas  em Saúde Mental com base na Reforma Psiquiátrica e no movimento de luta antimanicomial, a Associação Loucos Por Você realiza o Seminário: Saúde Mental Hoje – O cuidado em liberdade frente às estratégias manicomiais.

O seminário será realizado no dia 20 de maio, a partir das 8h, no auditório da Faculdade Anhanguera (sala 301), no bairro Horto, em Ipatinga. Para a psicóloga Juliana Corrêa Andrade, apoiadora da Associação Loucos por Você!, o evento busca fortalecer as  práticas em  saúde mental e o cuidado às pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, numa perspectiva antimanicomial, em âmbito municipal e regional. “Acreditamos que a discussão de temáticas ligadas ao cuidado em liberdade constitui um importante papel de resistência na busca por práticas antimanicomiais, não segregativas, não rotuladoras, seja no campo das políticas públicas, que sofreram retrocessos nos últimos anos, seja na atuação de profissionais em seus atendimentos particulares.

O tema do seminário foi escolhido por existirem poucos avanços na região do Vale do Aço em relação à política antimanicomial. “O Seminário está sendo realizado a fim de   contribuir com visões mais críticas acerca de práticas manicomiais que  vem se reproduzindo  na região  qualificar  a atuação dos profissionais e estudantes de  diferentes campos de atuação,  fomentar a construção de possibilidades pela lógica do cuidado em liberdade”, explica Cirlene Ornelas, fundadora da Associação Loucos por Você!


Para participar
As inscrições para o Seminário podem ser feitas através do Sympla, no site: sympla.com.br



A Associação Loucos por Você!

A Loucos é um movimento social de familiares, usuários e profissionais da saúde que luta há mais de 20 anos pela construção de práticas inclusivas em saúde mental. A Associação participa efetivamente de diversos espaços de controle social, reflexão e debates sobre o tema. Além disso, a Loucos por Você!, também recebe pessoas em situação de sofrimento mental e familiares para trabalhos de inclusão social.

Confira a programação completa:

  • 8:00 – Credenciamento
  • 8:30 – Abertura
  • 9:00 – Mesa 1 – Tecnologias de regulação do sofrimento na contemporaneidade
  • 10:30 – Apresentação Temática – Saúde Mental hoje: O cuidado em liberdade frente às estratégias manicomiais – Lourdes Machado
  • 12:00 – Intervalo Almoço
  • 13:15 – Apresentação Cultural – Banda PrimuSongs
  • 13:45 – Mesa 2 – Práticas inclusivas, protagonismo do usuário.
  • 15:15 – Bate Papo com Cristina Abrantes e a autora do Livro: Maria Aline Barbosa – Lançamento do livro: Atenção Psicossocial em Saúde Mental- Temas para (trans)formação –
  • 16h30 – Café de Encerramento

Atividade paralela ao seminário – Comércio criativo e economia solidária: Comercialização de camisetas produzidas pelos usuários participantes do projeto Loucos Itinerante – A Arte de Viver.

Serviço:

Seminário “Saúde Mental Hoje – O cuidado em liberdade frente às estratégias manicomiais”.

Carga horária: 8h às 17h – 09 (nove) horas

Público alvo: usuários dos serviços de saúde mental, profissionais das políticas públicas, estudantes de áreas afins e comunidade em geral.

Haverá certificado.

Investimento: R$25,00 estudantes e R$50,00 profissionais.


próximo artigoSenacon vai monitorar preços de combustíveis no país
Artigo seguinteEstabelecimento comercial é alvo de atentado a tiros em Ipatinga

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here