Foto: Reprodução

Prefeitura de Ipatinga irá reconstruir a pista de pedestres que havia sido tomada para a construção das barracas e também vai recuperar a ciclovia

Poucas horas após o cumprimento da liminar determinada pela Justiça para desocupação de Área de Preservação Permanente (APP) e tombada ao patrimônio histórico-cultural e ambiental que era usada irregularmente por barracas, à margem da av. Roberto Burle Marx, no Parque Ipanema, a Prefeitura de Ipatinga já iniciou a realização de uma série de ações reparadoras no local. Concluída uma limpeza geral, na manhã desta quarta-feira (14) homens e máquinas foram empenhados no trabalho de revitalização e paisagismo de toda a área verde nas imediações.

Durante toda a manhã, o prefeito Nardyello Rocha esteve no local, juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e da Infrater, concessionária de serviços de parques e jardins, conferindo os estragos feitos em parte da pista de pedestre do Parque, que havia sido interrompida com a instalação inadequada das dezenas de barracas.

“Vimos que parte da pista de pedestre deixou de existir, pois as barracas foram construídas por cima dela. Isso obrigou o pedestre a transitar pela ciclovia, prática essa que trazia riscos de acidentes. Vamos reconstruir a pista do pedestre e revitalizar a ciclovia, devolvendo ambas em boas condições para os usuários e visitantes do Parque Ipanema”, ressaltou o prefeito.

O prefeito ainda garante que todo trabalho de paisagismo e revitalização ocorrerá em um prazo de 40 dias, mantendo o compromisso de preservar a originalidade do projeto urbanístico desenvolvido pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Além da recuperação das pistas de pedestre e ciclista, também será feito no local todo o trabalho de paisagismo, como podas de grama e árvores e troca de espécies para o favorecimento da visibilidade dos usuários.

Homens, máquinas e caminhões da Prefeitura de Ipatinga, a serviço da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, trabalharam na remoção dos pisos que foram instalados pelos ex-proprietários das barracas. Também foram retirados todos os materiais remanescentes da demolição.

 Novos quiosques

O prefeito Nardyello Rocha reafirmou que já está sendo providenciada, por meio de processo licitatório, a implantação de quiosques próprios e adequados para o melhor atendimento ao público, com observação de fatores técnico-legais, paisagísticos e sanitários. A licitação, na modalidade Concorrência Pública, já tem inclusive número de registro: 00017/2018.

Momentaneamente, a população poderá usufruir de equipamentos volantes equipados com serviços de alimentação, como os food trucks. Neste feriado da Proclamação da República, seis unidades do gênero estão autorizadas a funcionar em espaços demarcados.

Crédito: Secom /PMI

próximo artigoSUPER AÇÃO – Aline Franco saiu do sedentarismo para superar maratona de 42 km
Artigo seguinteBlack Friday movimenta o comércio antes do Natal