Numa ação conjunta das Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), a Prefeitura de Ipatingainiciou, na manhã desta quarta-feira (17), a retirada de veículos abandonados em áreas públicas da cidade. A apreensão está sendo viabilizada graças a um convênio assinado pelas autoridades municipais com o Departamento de Trânsito (Detran) da Polícia Civil de Minas Gerais.

Os servidores das duas secretarias estão sendo acompanhados de perto por agentes da Polícia Civil, que coordena o serviço de guinchamento.O setor de fiscalização da PMI constatou que cerca de 100 veículos e carcaças estão abandonados por todo o município.

A medida atende uma antiga demanda da população. Renan Alvarenga, morador da rua Goiânia, no bairro Caravelas, próximo a uma oficina de lanternagem, se disse aliviado, pois, somente em frente à sua casa havia duas carcaças abandonadas há anos.

“É um alívio para todos nós que moramos nessa região. Lutamos há anos para que este tipo de ação acontecesse, já que essas carcaças abandonadas, além de criadouros de insetos e refúgio de animais peçonhentos, vinham sendo usadas por viciados em drogas, serviam como esconderijo de marginais e até mesmo para prostituição. Só temos que agradecer”, comentou o morador, que estava acompanhado dos pais e de uma irmã.

Logo após serretirado das ruas, o veículo é encaminhado ao pátio credenciado. Ao mesmo tempo, uma equipe da concessionária dos serviços de limpeza pública providencia o recolhimento de entulho e lixo nos locais em que o carro se encontrava. Algumas vezes, é necessária também uma capina.

A ação

Os veículos propensos a guincho são aqueles que, mesmo após notificação e autuação pela Administração, o dono não promoveu a retirada num prazo de até cinco dias.

Após a apreensão, para conseguir retirar os veículos levados ao pátio o proprietário deverá realizar o pagamento dos débitos e ainda providenciar a manutenção necessária. Só assim eles estarão regularizados. Caso isto não ocorra em 30 dias, o veículo será destinado a leilão. 

Dez anos depois

O prefeito de Ipatinga,Nardyello Rocha, acompanhou uma das apreensões realizadas nesta quarta-feira, e afirmou mais uma vez que essa era uma das metas de sua gestão, por se tratar de um problema muito antigo e que os órgãos públicos demonstravam impotência para resolver.“O que nos faz seguir em frente é ver nossos munícipes com esse grau de satisfação e agradecimento por esse tipo de trabalho. Eu ainda era vereador, em 2010, quando apresentei a proposta que se tornou lei apontando para a necessidade de tomada dessas providências”.

Nardyello garantiu ainda que o governo pretende continuar agindo com rigor em relação às infrações que prejudicam a limpeza da cidade. “A retirada desses veículos é mais uma etapa de um amplo trabalho de limpeza pública que fazemos desde o início de nossa gestão, em meados de 2018. Vamos continuar priorizando a limpeza da nossa cidade, e eu peço à população que nos ajude, denunciando os sujões– mesmo que anonimamente –por meio do telefone 156”, concluiu o prefeito.

fonte: PMI

próximo artigoHospital Dr. José Maria Morais, em Fabriciano, tem 40% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19
Artigo seguinteCaratinga registra 5° óbito de paciente que testou positivo para Covid-19