Prefeitura entregou os kits para os 152 profissionais; cada kit conta com camisa com proteção UV, boné, capa de chuva e mochila

A Prefeitura de Coronel Fabriciano equipou os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) com novos uniformes e Equipamento de Proteção Individual (EPI). Os kits foram entregues aos 152 profissionais nesta quarta-feira, 10/1, no auditório do Paço Municipal. Cada kit contém camisa com proteção UV, boné, capa de chuva e mochila.

Todos os itens são padronizados e contam com a logomarca da Prefeitura; o que facilita a identificação do ACS e traz mais segurança para o usuário. O objetivo do município é proteger e auxiliar estes profissionais no desenvolvimento das atividades de promoção e prevenção de doenças e agravos junto à população.

O prefeito Dr. Marcos Vinicius entregou pessoalmente os kits e destacou a importância dos ACSs na rede municipal de saúde, sobretudo, para a Atenção Primária – que é a “porta de entrada principal” do cidadão para os serviços do SUS.

“A entrega dos kits é parte da política de valorização do funcionalismo e equipar os agentes para que possam desenvolver um bom atendimento no dia a dia. Lembrando que a nossa equipe de ACS é reconhecida pelo bom trabalho. Coronel Fabriciano é a terceira cidade do Estado que mais fez visitas domiciliares no Estado no ano de 2023. E também lidera, por quatro semestres consecutivos, o ranking do Previne que mede qualidade da Atenção Primária”, destaca o prefeito Dr. Marcos Vinicius, que também é médico e já atuou na rede de Atenção Primária.

Os itens entregues também garantem mais conforto e proteção para os profissionais no exercício de sua atividade, como destacam os próprios agentes. “A blusa UV e o boné serão muito úteis para proteger do sol. E a capa de chuva ajuda muito, principalmente agora que o tempo está mais instável”, comenta Gleice Nascimento Bueno, ACS da UBS do bairro Santa Terezinha.

Também participaram da entrega dos kits, o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau; a gerente de Atenção Primária, Tatiana Cunha; gerentes das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Fabriciano e equipe técnica.

FORMAÇÃO E EQUIPAMENTOS

A entrega de uniformes e EPIs não é a primeira ação da Prefeitura para valorizar os profissionais e qualificar o atendimento prestado ao cidadão, como destaca o secretário de Governança de Saúde, Ricardo Cacau.

“No ano passado, a Prefeitura, via convênio com o Ministério da Saúde, ofereceu a formação em Técnica em Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Com isso eles estão aptos a aferir pressão, glicemia capilar e oximetria do usuário durante a visita domiciliar. Também já compramos os equipamentos”, explica Cacau.

O curso foi ministrado em 2023 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sem custo para o servidor. Dos 152 ACSs de Fabriciano, 90 realizaram a formação técnica.

O secretário também lembra que no município, desde 2019 os agentes de saúde contam um tablet para auxiliar em suas atividades de cadastro e lançamento de informações dos usuários. O modelo de informatização facilita o trabalho dos agentes e trouxe mais agilidade para o sistema de informações da rede de saúde.

90 MIL VISITAS POR MÊS

Todo este trabalho de qualificação, equipagem e valorização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e da Atenção Primária tem dado resultado. Coronel Fabriciano já ocupa lugar de destaque estadual e nacional na produção de serviços que beneficiam e são essenciais à população.

Com 152 agentes e 15 Unidades Básicas de Saúde, o município realiza 90 mil visitas domiciliares por mês – lembrando que a cidade tem aproximadamente 120 mil habitantes.

Durante estas visitas, os ACSs acompanham as famílias da comunidade e seu histórico de saúde: vacinas em dia, exames básicos de prevenção, uso correto de medicação, agendamento de consultas, dentre outros procedimentos que garantem mais saúde para o cidadão e sua família e evitam doenças e agravos de quadros.

próximo artigoPlataforma Não Me Perturbe fecha 2023 com 12 milhões de cadastros
Artigo seguinteAbertas inscrições para o Programa de Incentivo à Graduação do Unileste