Nutricionista explica porque é importante verificar rótulo dos alimentos

Conferir a lista de ingredientes dos alimentos industrializados através da descrição nos rótulos é uma maneira de conter o aumento de peso. A prática deve ser um hábito do consumidor, principalmente da dona de casa, já que crianças e jovens em sua maioria são seduzidos aos apelos das propagandas publicitárias.

Dados do Ministério da Saúde, divulgados pelo Estadão comprovam que 18,9% da população acima de 18 anos das capitais brasileiras é obesa. Uma das medidas consideradas essenciais para reduzir a obesidade no País é a mudança nas regras de rótulos de alimentos e bebidas açucaradas. Uma proposta para tornar mais clara a advertência nas embalagens de produtos está em análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Pela proposta, um alerta seria colocado na parte frontal dos produtos para indicar altas concentrações de açúcares, sal e gordura.

A nutricionista Walkiria Coelho destaca aqui no ZUG, que é preciso reforçar a prevenção para que as pessoas façam escolhas conscientes. “Todo produto industrializado tem uma lista de ingredientes que é feita em ordem decrescente de quantidade. O primeiro ingrediente é o que mais contém naquele produto”, esclarece.