O ex-presidente Michel Temer disse que vai se apresentar à Justiça nesta quinta-feira, 9, pela manhã. Ele teve sua prisão decretada pelo Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF-2). Por dois votos a um, os desembargadores da Turma Especializada da Corte acolheram recurso do Ministério Público Federal e restabeleceram decreto de prisão preventiva do emedebista, alvo maior da Operação Descontaminação, desdobramento da Lava Jato no Rio.

A jornalistas, segundo informou o Jornal Nacional, da TV Globo,Temer disse que vai se apresentar nesta quinta, 9. Ele informou que estaa noite  ‘vai dormir em casa’ (em São Paulo). Se declarou ‘surpreso’ com a decisão do TRF-2 e adiantou que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça.

O TRF-2 também mandou de volta para a cadeia da Lava Jato o coronel reformado da Polícia Militar João Baptista de Lima Filho, o coronel Lima, antigo aliado de Temer. Ambos haviam sido presos no dia 21 de março por ordem do juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Criminal Federal do Rio, que conduz a Operação Descontaminação, suposto esquema de propinas em contratos da Usina Angra 3. Quatro dias depois, o desembargador Ivan Athié soltou Temer e o coronel Lima , além de outros investigados, como o ex-ministro Moreira Franco (Minas e Energia).

Ao acolherem recurso da Procuradoria nesta quarta, 8, e negarem, no mérito, habeas corpus das defesas do ex-presidente e do coronel Lima, os desembargadores do TRF-2 entenderam que o retorno de ambos para a prisão deve servir de exemplo para a sociedade.

COM A PALAVRA, EDUARDO CARNELÓS

O criminalista Eduardo Carnelós, que defende Michel Temer, disse  que ‘respeita, mas lamenta’ a decisão do TRF-2, que mandou o ex-presidente de volta para a cadeia da Lava Jato. Carnelós disse que Temer vai se apresentar nesta quinta, 9.

“Nós requeremos e foi permitido a ele (Temer), para não ser submetido à execração, a exemplo do que ocorreu no dia 21 de março (data da prisão do emedebista, em São Paulo, por ordem do juiz Marcelo Bretas), pedimos e foi deferido pelo presidente da turma que ele tenha a possibilidade de se apresentar amanhã (quinta, 9). Para evitar exposição ainda maior à humilhação sofrida no dia 21 de março.”

O advogado destacou que ‘o presidente é um homem de 78 anos de idade e nunca se negou a prestar esclarecimentos, nunca agiu no sentido de impedir qualquer ato da Justiça’.

O criminalista protestou. “É uma prisão absolutamente desnecessária. Foi dito claramente (na sessão do TRF-2) que não há risco à ordem pública, o que há é necessidade de dar exemplo à sociedade. Eu entendo que isso não é fundamento para prisão, a lei diz isso, a jurisprudência diz isso. Eu lamento, embora respeite que essa decisão tenha sido proferida.” Carnelós definiu a ordem do Tribunal como ‘uma página triste, mais uma página triste na história recente do Judiciário brasileiro’.

COM A PALAVRA, A DEFESA DE CORONEL LIMA

“A defesa de João Baptista Lima Filho informou que irá recorrer da decisão ao STJ”

próximo artigoVereadora Pra. Márcia Perozini realiza 3ª Edição do Projeto Sala Viva
Artigo seguinteCruzeiro leva gol no fim, é derrotado pelo Emelec e corre risco de ‘perder’ melhor campanha na fase de grupos da Libertadores