A candidata do MDB à presidência da República, Simone Tebet, defendeu na manhã desta quarta-feira (14) em visita ao Porto Digital, no Recife, um governo “parceiro da iniciativa privada”. Para a candidata a responsabilidade do estado brasileiro deve ser com serviços essenciais à população brasileira como saúde, segurança pública e algumas obras específicas de infraestrutura. “O resto é parceria público-privada, é concessão, é PPI [Programa de Parceira de Investimentos], é PPP [parceira público-privada], é buscarmos nas organizações sociais aquilo que nós não temos”, defendeu.

Tebet acrescentou que, se eleita, vai investir no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e nenhuma verba da pasta será cortada. “Imagine a tecnologia a serviço na irrigação do Nordeste, do agreste, do sertão do nordeste brasileiro. Imagina essa tecnologia à disposição em um prontuário único. Não é um prontuário único em Caruaru só. É um prontuário único onde eu, que estou lá de Mato Grosso do Sul, se sair de lá vir para o Recife e ficar doente e precisar de um sistema SUS eu chego aqui, eu tenho a minha ficha”, explicou acrescentando a importância do uso da telemedicina nos rincões mais distantes do país.

Ao falar de educação, ela apontou a falta de qualificação como um grande problema no país. Simone Tebet admitiu a necessidade de rever o ensino universitário e avaliar se os cursos oferecidos atendem a necessidade do mercado, de modo que o jovem formado tenha emprego. A candidata ressaltou a importância da valorização dos professores. “Nós temos que assumir o compromisso da União com os municípios e com os estados. Acabar com as 2 mil creches inacabadas no Brasil, são 14 mil obras paradas em todo o Brasil”, lembrou.

Simone Tebet também comentou o ensino médio no Brasil que, segundo ela, é o grande problema na área de educação. “No Brasil 37% por cento dos nossos jovens trabalham, 37% dos jovens não têm razão, nem prazer de estar num banco de uma escola”, destacou.

À tarde, durante encontro com mães de crianças com deficiências, na Uninassau, Simone Tebet afirmou que o país só terá futuro se as crianças e os adolescentes forem valorizados. 

“Essa agenda é muito mais política do que eleitoral. O que nós propomos, essa chapa 100% feminina, é não deixar ninguém para trás. O Brasil tem que ser de todos, dos 215 milhões de brasileiros. As portas dos serviços públicos têm que estar abertas. Dinheiro tem, basta dar prioridade de forma correta”, disse.

fonte: Agência Brasil

próximo artigoVacina contra varíola dos macacos será adaptada às realidades do país
Artigo seguinteBolsonaro diz que vai garantir propriedade de terras a assentados