O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral disse que pensa em se candidatar a deputado federal nas eleições de 2026. A declaração foi dada em entrevista jornalista Eduardo Tchao.
“[Quero disputar o cargo de deputado federal, caso eu possa e a Justiça me permita. É um cargo que nunca exerci e que eu gostaria de ver a pluralidade brasileira, conhecer mais o Brasil profundamente. Com mais de 500 deputados federais, você vai entender mais o Brasil e defender o Rio de Janeiro”, disse Cabral.
Cabral foi preso em 2016 pera Operação Lava Jato. Em 2022, ele deixou a prisão por ordem do Supremo Tribunal Federal, após mais de seis anos detido. Hoje, ele cumpre medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica.
Entre outras acusações, Cabral responde à denúncia de que cobrava 5% de propina nos grandes contratos de seu mandato à frente do Governo do Rio de Janeiro (2007-2014). À época, as investigações apontaram cerca de R$ 300 milhões no exterior em nome de laranjas, além de joias e pedras preciosas usadas, segundo o Ministério Público Federal, para lavagem de dinheiro.