A Procuradoria de Justiça deu parecer favorável para que a deputada federal Flordelis dos Santos de Souza (PSD) seja afastada de seu cargo enquanto durar a primeira fase de seu processo criminal em que é acusada de ser mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo. As informações são do jornal Extra.

Segundo a procuradora Maria Christina Pasquinelli Bacha de Almeida, ainda que o crime não tenha ligação com seu mandato como parlamentar, seu cargo poderia “dar ensejo à ingerência na produção de provas” afetando o processo. Ela também citou a possibilidade de intimidação de testemunhas.

“Não se pode esquecer, por outro lado, que dada a função exercida pela recorrida, e considerando a rede de relacionamentos travados durante o cumprimento de seu mandato, tem ela meios e modos de acessar informações e sistemas, abrindo-se-lhe um leque de oportunidades para descobrir paradeiros, moradias e locais de trabalho de testemunhas arroladas no processo”, disse a procuradora.

Este parecer foi dado em dezembro, em um recurso no Tribunal de Justiça. O promotor Carlos Gustavo Coelho de Andrade recorreu ao TJ após a juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, ter negado o afastamento da deputada.

A decisão agora ficará a cargo dos desembargadores da 2ª Câmara Criminal. A defesa da parlamentar se manifestou no processo para que seja mantida a decisão da juíza Nearis.

Relembre o caso

No final de agosto de 2020, a Polícia Civil concluiu que Flordelis foi a mandante do assassinato de Anderson do Carmo. O inquérito aponta que a arma usada no crime foi comprada pela deputada. Flávio dos Santos, filho biológico de Flordelis, é apontado como autor dos disparos que mataram o pastor.

De acordo com as investigações, a deputada estaria insatisfeita com a forma com que o pastor geria o dinheiro da família. Além de Flordelis, mais dez pessoas foram denunciadas pelo assassinato do pastor na madrugada do dia 16 de junho de 2019 em Niterói. A deputada nega as acusações.

próximo artigoBolsonaro agora diz que militares seguem ‘o norte indicado pela população’
Artigo seguinteLíderes do Centrão avaliam possível impeachment de Bolsonaro por fracasso na “guerra da vacina”