Vice-presidente afirma que frequentadores de templos costumam religiosos ser pessoas mais “disciplinadas

O vice-presidente Hamilton Mourão defendeu nesta segunda-feira (5) a liberação de celebrações religiosas no País, mesmo no momento mais grave da pandemia da covid-19. Mourão argumentou que “há condições” das celebrações serem realizadas a depender dos espaços de cada templo religioso para que haja distanciamento.

O vice-presidente também opinou que frequentadores de templos religiosos costumam ser pessoas mais “disciplinadas” e que as celebrações são diferentes de “festas clandestinas”.

No último sábado (3), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques decidiu autorizar a realização de celebrações religiosas em todo o País, desde que aplicados protocolos sanitários em igrejas e templos, limitando a presença a 25% da capacidade do público.

  A decisão foi questionada por governadores e prefeitos, que alegam ter autonomia determinada pelo próprio STF para decidir sobre medidas de restrição durante a crise sanitária. O decano do STF, ministro Marco Aurélio Mello, também criticou a decisão de Kassio Nunes. Já o presidente Jair Bolsonaro comemorou em suas redes sociais a determinação do ministro – que foi seu indicado à Corte.

“Vamos aguardar o que o pleno [do STF] vai dizer”, comentou Mourão na chegada à vice-presidência nesta manhã. “Tem a própria questão [que] dependendo do espaço do templo vai gerar algum tipo de aglomeração. Então, é uma questão que tem que ser discutida mais a fundo”, disse. Para o vice-presidente, as dimensões de cada templo são um dos critérios para definir se celebrações podem voltar a ser realizadas.

“Tudo depende das pessoas, depende do templo. Se você tem uma igreja que tem um espaço bom você limita 20, 30 pessoas, separadas duas por banco, vamos colocar assim, e todo mundo de máscara obviamente, acho que há condições”, afirmou. “Agora quando são templos apertados e muita gente lá dentro é óbvio que não é conveniente”, completou.

Questionado se a liberação das celebrações poderia agravar a situação da pandemia da covid-19, que já acumula mais de 330 mil mortes no Brasil, Mourão minimizou. Segundo ele, as pessoas que frequentam missas e cultos são mais “disciplinadas”.

“As pessoas que frequentam o culto, o templo, são pessoas até mais disciplinadas, assim. É diferente de balada, essas festas clandestinas que acontecem. Não vou colocar no mesmo nível isso, são duas atividades totalmente distintas, uma é espiritual e a outra é corporal, vamos dizer assim”, opinou.

próximo artigoRecuperado, Rodrigo Caio volta para consolidar dupla de zaga do Flamengo ao lado de Willian Arão
Artigo seguinteMinas já confirmou 1.159.039 casos de Covid desde o início da pandemia