Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta segunda feira (14/11) para o Egito, onde acontece a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-27). 

“Bom dia. Hoje viajo ao Egito para participar da COP 27. O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro. Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos”, escreveu Lula nas redes sociais antes de viajar. 

Conferência que tem como objetivo discutir medidas de enfrentamento à mudança climática, o evento ocorre até 18 de novembro, na cidade de Sharm el-Sheikh. A agenda de Lula no Egito prevê também encontros bilaterais com autoridades de outros países — ele recebeu 10 pedidos para reuniões bilaterais.

Entre os compromissos do futuro presidente da República estão reuniões com representantes da China, Estados Unidos e Alemanha, além do presidente do Banco Mundial, David Malpass. Já estão acertados os encontros bilaterais com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e com o presidente do Egito, o general Abdul Fatah Al-Sisi.

Lula embarca para o Egito com a esposa, a socióloga Rosângela da Silva, Janja, o ex-chanceler Celso Amorim e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Celso Amorim é cotado para assumir a Secretaria de Assuntos Internacionais, enquanto Haddad pode ser indicado para ocupar o Ministério da Fazenda, mas também é cotado para o Planejamento. 

próximo artigoMinistério da Saúde incorpora ao SUS nova apresentação de medicamento injetável para tratamento de asma
Artigo seguinteJanja quer desempenhar ‘papel de articulação com a sociedade’ durante governo