Presidente também lembrou resultado do Reino Unido; semana foi de vitórias da centro-esquerda pela Europa

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nas redes sociais, o resultado das eleições legislativas na França, neste domingo (7), que deram vitória a uma coalizão de esquerda e centro-esquerda.

Lula ainda lembrou da vitória do Partido Trabalhista no Reino Unido, na última quinta-feira (4), que tirou os conservadores do poder após 14 anos.

“Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje. Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul”, publicou.

Segundo as primeiras projeções, a esquerda obteve entre 172 e 215 dos 577 assentos da Assembleia Nacional (câmara baixa), seguida pela aliança governista com 150 a 180, e o partido de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN) e seus aliados com 115 a 155, de acordo com quatro projeções diferentes.

Os resultados representam um revés para a líder de extrema direita Marine Le Pen, que falha em seu objetivo de alcançar a maioria absoluta, que as projeções consideravam possível há uma semana, e até mesmo em vencer, como parecia viável dois dias atrás.

O resultado na França foi comemorado por outros governistas nas redes sociais. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira: “a esquerda barra a extrema direita e chega em primeiro lugar na França. Partido de Emmanuel Macron também chega na frente da extrema direita. Bora formar um governo progressista na França!”.

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), pré-candidato à prefeitura de São Paulo, disse que o povo francês “deu seu recado nessas eleições e reforçou o caminho da defesa da democracia em todo lugar do mundo: unir os democratas para derrotar a extrema direita”.

 

próximo artigoMilei diz que Bolsonaro sofre perseguição judicial e vê liberdade ameaçada
Artigo seguinteNovos servidores são capacitados para fortalecer atendimento na área da saúde em Ipatinga
0 0 votes
Classificação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários