A senadora e pré-candidata ao Planalto Simone Tebet (MDB) afirmou nesta segunda-feira (25) que a judicialização da convenção que oficializará sua candidatura “não atrapalha” e que as divergências entre alas do seu partido serão resolvidas internamente.

“Não atrapalha. É um direito que assiste ao filiado, mas as questões do partido a gente resolve dentro do partido. Inclusive aqueles que entendem que deveria se caminhar no primeiro turno já com o presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva] (PT) já declararam mesmo nesse final de tarde dizendo o seguinte: ‘olha, mas judicializar não. Esse é um problema interno. Quem manda nos partidos, quem decide internamente é o próprio partido'”, disse a senadora em sabatina organizada pela Globonews, questionada sobre a judicialização da convenção nacional do MDB.

Nesta segunda (25), o emedebista Hugo Wanderley Caju, delegado da convenção e filiado à sigla pelo Alagoas, entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender o evento, marcado para a próxima quarta-feira (27). Caju defende que a realização da convenção de forma virtual é uma grave irregularidade e prejudica o sigilo de voto.

MDB nacional contestará judicialização

O diretório nacional do partido, por sua vez, respondeu nas redes sociais que contestará a ação. “A assessoria jurídica do partido tem plena convicção de êxito. O MDB confia na segurança do sistema eletrônico de votação, aliás como a maioria dos brasileiros”, disse a legenda em sua conta no Twitter.

“O MDB irá responder ao TSE a ação apresentada pelo emedebista alagoano Hugo Caju. A assessoria jurídica do partido tem plena convicção de êxito. O MDB confia na segurança do sistema eletrônico de votação, aliás como a maioria dos brasileiros”, continuou o comunicado.

“Não há novidade nisso. Estamos falando do maior partido do Brasil, o mais democrático, que sabe respeitar as regionalidades de cada partido. Quando eu fui escolhida para ser pré-candidata, eu fui chamada pelo meu partido para ser pré-candidata, veio isso de um movimento da base, dos filiados, dos núcleos”, disse Tebet. “Eles todos me procuraram para dizer o seguinte: há uma importância muito, não só simbólica, mas fundamental, do MDB se posicionar nesse momento de crise que o Brasil vive e de tantos retrocessos”.

próximo artigoPrefeitura de Ipatinga realiza novas obras de pavimentação asfáltica no bairro Vila Celeste
Artigo seguinteBrasil encara Paraguai em semi decisiva da Copa América Feminina