O Ministério das Relações Exteriores confirmou, nesta segunda-feira (6), que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), irá à China na última semana de março. A China é o principal parceiro comercial do Brasil.

O petista chega em Pequim no dia 26 e tem agenda nos três dias seguintes na capital chinesa. No dia 28, se encontra com o presidente da China, Xi Jinping.

Já em 30 de março, Lula deve ir a Xangai, tratar de assuntos relacionados ao banco dos Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O governo pretende indicar, para a presidência do banco, a ex-presidente Dilma Rousseff.

Lula ainda deve tratar, com Xi Jinping, sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. O líder brasileiro vem defendendo a criação de um grupo formado por países neutros, sem envolvimento direto ou indireto no conflito, para buscar a paz.

Esta será a terceira viagem oficial de Lula ao exterior desde o início de seu terceiro mandato. Em janeiro, ele foi para a Argentina e para o Uruguai, onde se encontrou com os respectivos presidentes, Alberto Fernández e Luis Lacalle Pou. Em fevereiro, foi a Washington (EUA), onde foi recebido pelo presidente americano, Joe Biden.

Lula tem pelo menos mais quatro viagens internacionais previstas para este ano. Em abril, ele vai a Portugal, onde deve fazer um discurso no parlamento português.

O presidente ainda deve ir à cúpula do G20, em setembro, na Índia, e à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, também em setembro. Além disso, pretende passar por Angola, África do Sul e Moçambique.

próximo artigoDiretoria da Usiminas visita obras para a reforma do Alto Forno 3
Artigo seguinteTransplante de córnea é o segundo tipo mais aguardado por pacientes no país