O deputado Daniel Silveira (PSL/SP) foi preso na noite desta terça-feira (17) sob ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após o parlamentar publicar um vídeo de 11 minutos atacando os membros do judiciário e pedindo que todos fossem “substituídos”.   

“As manifestações do parlamentar Daniel Silveira, por meio das redes sociais, revelam-se gravíssimas, pois, não só atingem a honorabilidade e constituem ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como se revestem de claro intuito visando a impedir o exercício da judicatura, notadamente a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado Democrático de Direito”, diz a decisão de Moraes, que têm oito páginas.   

Segundo o ministro, “o autor das condutas é reiterante na prática criminosa, pois está sendo investigado em inquérito policial nesta Corte, a pedido da PGR, por ter se associado com o intuito de modificar o regime vigente e o Estado de Direito, através de estruturas e financiamentos destinados à mobilização e incitação da população à subversão da ordem política e social, bem como criando animosidades entre as Forças Armadas e as instituições”.   

A citação refere-se à ação que investiga um grupo que teria financiado uma série de atos antidemocráticos, que pediam pela volta do regime militar no ano passado. Moraes ainda afirma que a Constituição Federal “não permite a propagação de ideias contrárias a ordem constitucional e ao Estado de Direito”.   

O ministro pediu que o YouTube bloqueie o vídeo citado em sua plataforma sob pena de multa diária de R$ 100 mil.   

A prisão de Silveira foi anunciada pelo próprio deputado bolsonarista através de sua conta no Twitter. Pouco antes de ser levado pelos agentes, ele postou uma mensagem e um vídeo com novos ataques aos ministros.   

“Aos esquerdistas que estão comemorando, relaxem, tenho imunidade material. Só vou dormir fora de casa e provar para o Brasil quem são os ministros dessa Suprema Corte. Ser ‘preso’ sob estas circunstâncias é motivo de orgulho”, escreveu.   

O vídeo citado por Moraes fazia uma série de ataques pessoais aos ministros do STF por conta da polêmica envolvendo a revelação recente do general Eduardo Villas Bôas de que dois tuítes postados por ele em 2018, às vésperas do julgamento de um habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tiveram a participação do Alto Comando do Exército.   

A revelação voltou a causar polêmica entre os ministros do STF, que se manifestaram dizendo ser “inaceitável” a ação dos militares e que a postagem era uma grave ameaça ao equilíbrio dos poderes democráticos.   

Então, Silveira postou o vídeo dizendo, entre inúmeras ofensas, que os ministros do STF “não têm caráter e nem escrúpulo” e deveriam ser todos substituídos por “11 novos ministros”. A fala remete à uma postura ditatorial, já que os membros da Alta Corte são escolhidos por presidentes ao longo dos anos.   

Além disso, em ameaças diretas a Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e a o próprio Moraes, Silveira afirma que quer “dar uma surra” neles.   

Silveira ganhou notoriedade entre os bolsonaristas por aparecer um discurso do ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel em que uma placa com o nome da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em 2018, foi quebrada. Além disso, o ex-policial militar tem um longo histórico de infrações e denúncias dentro da corporação, com cerca de 70 violações.   

– Reações: A decisão de Moraes deve ser mantida pelo plenário do STF em sessão que será realizada nesta quarta-feira (17). Já a Câmara dos Deputados também deve debater o caso dentro das 24 horas desde a notificação do Supremo.   

Por ter imunidade parlamentar, Silveira só pode ser preso por crime inafiançável e flagrante e isso certamente irá esquentar o clima no legislativo.   

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), se manifestou logo após a prisão e pediu tranquilidade para a sessão de logo mais.   

“Nesta hora de grande apreensão, quero tranquilizar a todos e reiterar que irei conduzir o atual episódio com serenidade e consciência de minhas responsabilidades para com a Instituição e a Democracia. Para isso, irei me guiar pela única bússola legítima no regime democrático, a Constituição. E pelo único meio civilizado de exercício da Democracia, o diálogo e o respeito à opinião majoritária da Instituição que represento”, divulgou em nota.   

O vice-presidente da Casa, Marcelo Ramos (PL/AM), seguiu a mesma linha, pedindo “serenidade”, mas ressaltando que as declarações de Silveira “são absolutamente reprováveis com o Judiciário que tem seus defeitos, mas que simboliza a democracia em conjunto com o Legislativo e o Executivo, esses também imperfeitos”.   

“Prudência, serenidade e debate técnico sobre o flagrante é o que deve nos orientar nesse momento. A despeito dos ânimos exaltados, o julgamento não deve ser sobre quem falou e o que falou, mas sobre a existência ou não do flagrante. Lembremos que essa decisão gerará precedente”, concluiu Ramos.   

O vice-presidente do PSL, Júnior Bozzella (PSL/SP), informou que enviará um requerimento à Executiva da sigla pedindo a expulsão de Silveira.   

“Enquanto deputado e dirigente partidário, me sinto envergonhado de assistir o nível de desequilíbrio e irresponsabilidade de alguns parlamentares. Precisamos deixar claro para a sociedade brasileira que a atitude de alguns criminosos travestidos de deputados, não expressa o sentimento, e muito menos representa o caráter da maioria do povo brasileiro”, afirmou Bozzella.   

próximo artigoLira anuncia reunião da Mesa às 13h para tratar sobre prisão de Silveira
Artigo seguintePSL diz que vai expulsar Daniel Silveira do partido