Foto: Reprodução

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou neste domingo que o governo trabalha com a expectativa de aprovar a reforma da Previdência na Câmara ainda em junho. Ele também disse esperar um relatório “equilibrado” do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), relator do projeto na Casa, que deve apresentado na comissão especial “provavelmente” nesta terça-feira.

“Seguramente vamos ter no relatório potência fiscal com o atendimento das demandas do Parlamento, o que é normal, para que a gente possa, se Deus quiser, ainda no mês de junho, aprovar na Câmara dos Deputados a nova Previdência”, afirmou o ministro, que esteve reunido neste domingo de manhã com o presidente Jair Bolsonaro na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República.

Apesar do otimismo de Onyx, o relatório só deve ser apresentado depois do Fórum de Governadores, em Brasília, que será realizado na terça-feira. Há um intenso debate no Congresso se os  Estados e municípios devem ou não ficar de fora das alterações nas aposentadorias previstas na reforma proposta pelo governo. A expectativa do relator, contudo, é que o texto seja apresentado ainda nesta semana.

Onyx também falou sobre o texto pactuado entre os três Poderes, que apresenta um cardápio de propostas para o país avalizado pelo Executivo, Legislativo e Judiciário. Uma cerimônia de assinatura do protocolo de intenções estava marcada para esta segunda-feira, mas foi adiada porque o texto, que defende as reformas previdenciária e tributária, sofre resistência de lideranças dos partidos. Na visão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a medida acabou rotulada como “pauta do governo”.

Segundo o ministro, o presidente “revisou mais de uma vez o texto”, fez “algumas sugestões”, e a sua chancela depende agora de uma nova conversa com Rodrigo Maia, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli.

“Ao longo do dia de hoje eu converso com o presidente Rodrigo Maia, com o presidente Davi Alcolumbre e amanhã devo voltar a conversar com o ministro Toffoli para a gente ver se nesta semana ou na próxima a gente consegue fazer a assinatura do pacto”, disse Onyx.

O ministro explicou que o “pacto entre Poderes” busca construir um “grande entendimento” para tirar o Brasil da crise, “sem haver interferência nenhuma de um poder no outro”.

próximo artigoBrasil estreia na Copa com vitória sobre a Jamaica e três gols de Cristiane
Artigo seguinteGalo reage no 2º tempo, mas perde na Vila Belmiro