‘Ridículo’, diz Trump sobre pedido de impeachment

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (12) que o pedido de impeachment apresentado pela maioria democrata na Câmara dos Representantes é “absolutamente ridículo” e está provocando uma “raiva tremenda”.

A oito dias de deixar a Casa Branca, o mandatário é acusado de “incitação à insurreição” ao ter insuflado apoiadores que depois invadiriam o Congresso dos EUA, em 6 de janeiro. O objetivo do grupo era impedir a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de novembro.

“Não queremos absolutamente nenhuma violência. Sobre o impeachment, é uma continuação da maior caça às bruxas da história política. É ridículo, absolutamente ridículo, esse impeachment está causando uma raiva tremenda”, disse Trump a jornalistas antes de embarcar para o Texas.

O presidente já foi alvo de um processo de impeachment no início de 2020, mas acabou absolvido pelo Senado – então de maioria republicana – da acusação de abuso de poder e obstrução do Congresso ao ter oferecido ajuda militar à Ucrânia em troca de uma investigação contra o filho de Biden, Hunter.

Apesar do pedido de impeachment, os democratas ainda pressionam o vice-presidente Mike Pence a ativar a 25ª emenda da Constituição para declarar Trump incapaz de seguir na Casa Branca.